em

Preço do feijão aumenta 34%

O preço do feijão subiu em 34% no mês de janeiro desse ano. O dado foi revelado na pesquisa dos produtos que compõem a cesta básica. O estudo é feito pelo Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (NEREPP) da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

De acordo com a pesquisa, entre os itens da alimentação geral, o feijão teve o maior aumento no primeiro mês do ano. As perdas de 20% das plantações dos produtores de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais refletiram diretamente na oferta do produto para os mercados. O preço da saca do feijão quase dobrou nesse último mês e o aumento foi repassado para o consumidor.

Os dados do Departamento de Economia Rural (Deral) apontam que o preço mais caro deve se manter por algum tempo ainda, até os agricultores conseguirem recuperar o prejuízo que tiveram nas lavouras. A pesquisa também revela que os produtos do setor hortifrutigranjeiros tiveram um aumento de 9%, também por conta das altas temperaturas nos meses de dezembro e janeiro e que prejudicaram o desenvolvimento das produções. A batata teve um aumento de 45% e o tomate uma queda no preço de 13%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.