em

Planos de saúde só podem cobrir cesáreas com justificativa médica

As gestantes que quiserem fazer parto cesariana pelo plano de saúde, vão precisar de uma justificativa médica por escrito, a partir desta segunda-feira (6). As novas regras do Ministério da Saúde visam inibir a realização de intervenções cirúrgicas desnecessárias no parto e, para isso, os médicos deverão preencher um partograma – documento com registros do trabalho de parto – para poder justificar a realização da cesárea.

Os hospitais particulares que não apresentarem o partograma, podem ficar sem receber pelo procedimento, deixando a cargo da operadora do plano cobrar a conduta dos médicos e decidir de acertará ou não o pagamento. As operadoras também são obrigadas a apresentar para as mães, a taxa de cesáreas realizadas por cada médico e estabelecimento de saúde.

No Brasil, cerca de 85% dos nascimentos realizados via plano de saúde são por cesariana. A Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que somente 15% dos partos sejam por esse método. A taxa de partos via cesárea na rede pública chega a 40%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.