26 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

PL de licenciamento ambiental deve ser votado no primeiro semestre


Por politica Publicado 24/03/2021 às 10h13 Atualizado 21/02/2026 às 15h17
Ouvir: 00:00
Foto: Divulgação

Debatida no Congresso Nacional desde junho de 2004, por meio do projeto de lei 3729/04, a expectativa é que a proposta de licenciamento ambiental seja votada ainda no primeiro semestre no plenário da Câmara dos Deputados. “O licenciamento ambiental vai acelerar a liberação de obras importantes para o desenvolvimento da infraestrutura nacional urbana e rural”, enfatiza a deputada federal Aline Sleutjes (PSL), presidente da Comissão de Agricultura.

Estudo apresentado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que a proposta pode gerar mais de R$ 121 bilhões em investimentos, além da criação de cerca de 2,5 milhões de empregos, em 10 anos.

Hoje, no Brasil, não há legislação federal que regulamente o assunto. O tema é tratado por leis estaduais, municipais e resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A deputada afirma que irá discutir com o relator da proposta, deputado Neri Geller (PP-MT) e alinhar as próximas etapas.

Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) existem mais de 27 mil normas que tratam de licenciamento ambiental, o que gera insegurança jurídica, travamento de grandes obras, inclusive para geração de energia limpa e renovável, além de questões relacionadas à infraestrutura, principalmente para construção de ferrovias, rodovias, obras de saneamento básico e encanamento de água para regiões periféricas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.