em

PG está em oitavo lugar em ranking de desempenho

Ponta Grossa está em oitavo lugar no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O primeiro IEGM foi apresentado nesta quarta-feira (18), pelo presidente do TCE, conselheiro Durval Amaral, durante painel do 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que está sendo realizado em Curitiba pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio do Tribunal. Dos 399 municípios paranaenses, 282 tiveram o índice calculado e fazem parte do ranking.

O IEGM é o novo instrumento utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para medir a qualidade dos gastos dos municípios paranaenses, avaliando as políticas e ações públicas dos prefeitos. Ele avalia sete indicadores: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, tecnologia da informação e planejamento contra desastres naturais. “Para um primeiro levantamento realizado pelo Tribunal de Contas, é bastante positivo estarmos em oitavo lugar, à frente de municípios do mesmo porte, como Maringá. Mostra que a gestão está trilhando o caminho do aperfeiçoamento, de forma que Ponta Grossa obteve uma média positiva de efetividade em gestão e organização, dentro dos indicadores elaborados pelo TCE”, destaca o prefeito Marcelo Rangel (PPS).

 

Divulgação
Índice analisou a qualidade dos gastos de Ponta Grossa em diversos setores

Média
O presidente do TCE lembrou que, em comparação com as outras unidades da federação, o Paraná ficou atrás apenas, por décimos, do Distrito Federal e de São Paulo. “Isso demonstra que a maioria dos municípios paranaenses vem apresentando boas gestões”, acrescentou Durval. “Essa situação também não deixa de ser um reflexo da intensificação do trabalho de orientação e fiscalização do Tribunal de Contas, por meio de suas inspeções, auditorias e capacitações realizadas pela nossa Escola de Gestão Pública”, afirmou o presidente.
“Mesmo estando entre os primeiros, temos consciência de que ainda temos procedimentos para melhorar e é para isso que temos trabalhado, pelo aperfeiçoamento. Por isso estamos implementando ferramentas para melhorar a gestão, sempre com transparência. Outras ações também devem colaborar com o aumento nessa média, como os investimentos em educação integral, as medidas de justiça fiscal para recuperação de valores e o Plano de Contingência, para casos de desastres naturais”, completa Rangel.

 

 

Colocação Município Nota IEGM

 

1 CURITIBA 77

2 UBIRATÃ 77

3 ARAPONGAS 76

4 PINHAIS 76

5 SÃO JORGE DO IVAÍ 76

6 IVAIPORÃ 75

7 CIANORTE 74

8 PONTA GROSSA 74

9 RENASCENÇA 74

10 CHOPINZINHO 73

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.