em

Pesquisa aponta diferença de até 100% no preço de ovos

 

Procon orienta consumidores a pesquisar antes de efetivar a compra dos chocolates / Foto: ArquivoDC

Pesquisa desenvolvida pelo Procon de Ponta Grossa mostra que a maior parte dos produtos de Páscoa tem diferenças de preço de até 50%. Em raros casos houve diferença superior a 100%. A pesquisa analisou 97 itens e foi desenvolvida junto a quatro redes de supermercado e uma loja de departamentos, entre os dias 23 e 25 de março. A lista completa dos produtos avaliados está no site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br).

O coordenador do Procon, Edgar Hampf, lembra que a pesquisa é a melhor ferramenta do consumidor. Dada a grande diferença de preços encontrada, ele recomenda que o consumidor faça uma pesquisa cuidadosa e procure alternativas. “Por questões de logística, não podemos abranger um universo maior de empresas, mas há possibilidade de compras em lojas virtuais e nos sites de distribuidoras e fábricas, que podem oferecer preços e condições diferentes”, registra. A lista, assim, funciona como uma ferramenta para o consumidor, permitindo acompanhar os preços praticados em cada tipo de produto e forma de apresentação.

Precauções

Segundo Hampf, os produtos oferecidos podem apresentar diferentes formas de apresentação, inclusive alterações em relação às apresentações de períodos anteriores – especialmente no caso dos ovos de chocolate, que têm produção sazonal. “Pesquisar e ficar atento para prazo de validade e condições de apresentação do produto é extremamente importante”, registra.

Outra recomendação diz respeito à integridade das embalagens. “Fique atento à apresentação do produto. Se a embalagem estiver violada, procure um funcionário da loja e aponte a situação. Não compre produtos que estiverem deteriorados. Também recomendamos muita atenção com os prazos de validade”, prossegue Hampf. No caso dos ovos com brindes e brinquedos, é importante que haja certificação dos órgãos de regulação, como Inmetro, e indicativo de idade apropriada para seu manuseio.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.