em

Pesquisa aponta aumento no volume de vagas de emprego em 2017

A gradual recuperação econômica em 2017 refletiu na retomada do emprego. É o que mostra levantamento realizado pela vagas.com, empresa de soluções tecnológicas para recrutamento e seleção. De acordo com o levantamento, foram anunciadas 147.897 novas vagas de trabalho no ano passado ante 133.274 ofertas de emprego em 2016, o que representa uma alta de 11%.  O comércio e a indústria foram os setores que mais impulsionaram novas contratações. 

“A partir do terceiro trimestre as empresas intensificaram a oferta de vagas, quando notamos aumento para os cargos de entrada como júniores e trainees. Já cargos com nível pleno e sênior tiveram tímido crescimento de 1% e 3%, respectivamente. Em contrapartida, os cargos operacionais e técnicos tiveram retração no volume de vagas ofertadas. Indo na mesma tendência, a média e alta gestão ainda não apresentaram a retomada nas contratações, movimento que deve ocorrer ao longo deste ano”, explica Rafael Urbano, representante da área de Inteligência de Negócios da vagas.com

A pesquisa foi realizada com base nas oportunidades de trabalho divulgadas no portal vagas.com.br pelos cerca de 3 mil clientes, 71 deles entre as 100 maiores empresas privadas do País. O ecossistema VAGAS administra em torno de 100 milhões de currículos e o vagas.com.br, maior site de carreira do Brasil, recebe uma média de 400 mil visitantes únicos por dia.

Comércio e indústria promovem expansão do emprego
O levantamento da vagas.com identificou quais setores ajudaram na retomada das ofertas de trabalho. De acordo com a pesquisa, o comércio foi quem apresentou a maior alta em novos postos de emprego, com crescimento de 8%. Comércio de vestuário e acessórios, lojas de departamentos ou magazines e supermercados e hipermercados protagonizaram essa corrida pelo emprego.

A indústria também apresentou maior alta de contratações, com acréscimo de 5% frente a 2016.   Fabricantes de medicamentos, de óleos vegetais e de açúcar e álcool lideraram o incremento de novas vagas.

O setor de serviços foi o único que não se comportou como os outros setores. Em 2017 houve uma retração de 3% no volume de vagas ofertadas em relação ao ano anterior. Instituições financeiras, companhias de telecomunicações e de tecnologia da informação lideraram as publicações de trabalho, mas não impediram o saldo negativo do setor.

 

Cargos de entrada e suporte a gestão têm balanço positivo

Juniores e trainees foram os responsáveis pelo maior crescimento de vagas anunciadas em 2017. A alta de ofertas de emprego para este público foi de 26%, representando hoje o segundo maior volume de vagas ofertadas no vagas.com. Os estagiários, que também estão no começo da vida profissional, viram suas vagas permanecerem estáveis em relação a 2016.

Os trabalhadores com nível pleno ou sênior também ajudaram nessa recuperação do emprego, mesmo que tímida: alta de 1% para plenos e 3% para sêniores.

Para vagas que necessitam de um perfil mais experiente e qualificado, a redução de postos de trabalho foi bastante intensa. Os profissionais que atuam em cargos de direção viram suas oportunidades de emprego diminuírem 20%. E para aqueles que trabalham em postos de gestão, como gerentes, o recuo foi de 8% enquanto supervisores e coordenadores tiveram redução de 13% em ofertas de trabalho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.