em

Pequenos negócios são os mais afetados pela crise do coronavírus

A pandemia global do coronavírus tem afetado todos os setores econômicos e já se mostra como uma nova crise mundial, causando desaceleração no crescimento dos países e empresas de todo o mundo. Para se ter ideia do impacto da doença, o Banco Central anunciou nesta terça-feira (18), quando do dólar chegou à marca de R$ 5,20 durante a manhã, que comprará títulos soberanos do Brasil denominados em dólar (global bonds) das instituições financeiras nacionais – e essa é a primeira vez desde 2008, época da crise financeira internacional, que o BC faz esse tipo de operação.

Porém, além dos grandes investidores e agentes do mercado financeiro, um dos grupos que mais deve ser afetado pela crise nas economias domésticas é o dos pequenos empresários. “O pequeno sofre com a falta de capital de giro, que é o que sustenta em um período de decréscimo de compras [devido ao isolamento]”, destaca a coordenadora de fomento ao empreendedorismo e inovação de Ponta Grossa, Tônia Mansani.

“Sem desmerecer os grandes empregadores, mas enquanto eles levam o seu capital para a sua matriz são os pequenos que fazem com que o dinheiro circule na cidade. Se ele não consegue pagar o seu funcionário, o seu funcionário não consegue consumir – é um ecossistema de desenvolvimento”, afirma a gestora municipal, destacando que em Ponta Grossa 96% de todas as empresas são de pequeno porte e, entre elas, os microempreendedores individuais representam 32% – segundo levantamento do Sebrae, em 2019 as micro e pequenas empresas paranaenses foram responsáveis por 91% do total de novas contratações.

“A gente deve incentivar as compras dos pequenos. Se não pode fazer presencial, procurá-los pelas redes sociais, por serviços de entrega. Agora também é a hora de o empresário ser criativo em dar alternativas para o consumidor,se reinventando com novas estratégias – e a inovação incremental é uma aliada”, conclui Tônia.

 

“Sem o consumo pequeno é muito suscetível à quebra, pois ele não possui capital de giro como as grandes empresas”, destaca Tônia Mansani (Foto: Arquivo DC)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.