O grupo Transporte e Comunicação, que em julho apresentou queda de -0,34%, subiu 0,82% em agosto. Com o fim das promoções realizadas em julho pelas empresas aéreas pesquisadas, a passagem de avião foi o item que apresentou maior contribuição, com aumento de 17,78%.
Destacam-se também as altas em automóvel de passeio zero quilômetro (1,09%), conserto de veículo (1,75%), e gasolina (0,74%).
O grupo Alimentos e Bebidas, que em julho apresentou redução de 0,54%, em agosto subiu 0,77%, com destaque para leite pasteurizado (alta de 1,83%), frango resfriado (5,28%), almoço e jantar (0,70%) e lanche (2,93%).
Por outro lado, o grupo Vestuário que em julho havia caído 1,61% – teve nova queda, agora de 2,07%. A desaceleração dos preços deve-se a várias ofertas e promoções da estação outono-inverno. Contribuíram para este resultado as reduções de preços de blusa feminina (9,02%), agasalho feminino (13,52%), agasalho masculino (11,62%), agasalho infantil (16,56%), tênis adulto (1,85%), sapato feminino (2,49%), bermuda e short infantil (7,78%) e conjunto esportivo infantil (10,50%).
O grupo Habitação apresentou alta de 0,76%, destacando-se os aumentos nos preços da energia elétrica residencial (2,45%) e dos aluguéis de moradia (0,96%).
Artigos de Residência apresentaram queda de 0,17%. As principais influências foram: móvel para sala mesa/cadeiras (-8,69%), carpete
(-7,67%) e televisão (-1,59%).
O grupo Saúde e Cuidados Pessoais teve variação de 0,65%, destacando-se o aumento de 1,58% nos preços de planos de saúde.
Com aumento de 0,49%, o grupo Despesas Pessoais foi influenciado principalmente pela alta de 4,34% nos preços de ingresso de casas noturnas.