em

Partidos correm contra o tempo para filiações

Negociações são intensas nos bastidores para garantir o maior número de candidatos e de filiados com ‘bom número de votos’ para 2012; prazo final termina nesta sexta-feira

 

Arquivo DC
Disputa promete ser intensa para ver quem ocupa as cadeiras da Câmara de Ponta Grossa

 

 

Termina hoje, dia 7 de outubro, exatamente um ano antes do primeiro turno das eleições municipais de 2012, o prazo para que os partidos filiem seus candidatos. As negociações já acontecem há meses, porém a disputa pelos ‘bons de voto’ é intensa e muitos dos nomes são mantidos em sigilo por conta da grande concorrência. Em Ponta Grossa, as conversas são intensas e cada partido promete uma votação recorde por conta do grande número de filiados. Na prática, a primeira etapa sai a partir de sábado com a confirmação dos nomes e depois a partir do dia 14, com o último dia para os partidos confirmarem a relação dos filiados para a Justiça Eleitoral.

E se o foco é unir forças, em Ponta Grossa se destacam dois grupos: o da Frente Popular e a Aliança Social Cristã, com muitos partidos que deixaram de ser pequenos e prometem uma disputa acirrada. Os partidos da Frente Popular (PTB/PTN/PTC/PTdoB/PSL) coordenados por José Elizeu Chociai prometem um bom número de votos, com expectativa de eleição entre seis a oito vereadores. “Temos duas chapas completas e estamos finalizando mais uma. A previsão é de que o PTN faça de três a quatro cadeiras, com mais três para o PTB e uma para o PSL”, diz o vereador Edilson Fogaça, do PTN, que conta ainda com suplentes na última eleição como Pastor Moisés Faria e João Florenal.

Do outro lado vem a Aliança Social Cristã (PCB, PRTB, PV, PHS, PRB, PSB e PSDC). Para Lauro Padilha, do PV e porta-voz da Aliança, “estão sendo lançados perto de 230 candidatos e entre seis e 13 desses estarão eleitos sem que os partidos precisem coligar na proporcional em conjunto”.

Tem ainda os demais partidos, como PT que busca o fortalecimento para aumentar o número de vereadores e o PMDB. “Temos uma chapa completa, mas seguem as negociações. São mais de 10 mil filiados e não podemos adiantar ainda para evitar especulações. Mas esperamos fazer ao menos quatro vereadores”, destaca o líder do PMDB em Ponta Grossa, Fábio Artero. No PDT, novas filiações como a de Baixinho da Dalabona e Davi Scheiffer devem ainda ser confirmadas. “Temos detalhes a serem resolvidos, mas já filiamos 90% dos interessados e teremos uma chapa bem forte, com previsão de fazer 30 mil votos e garantir três cadeiras”, confirma Márcio Pauliki.

No PSDB e no DEM também prevalece o mistério, apesar de muitos nomes já se tornarem públicos. “O trabalho já começou há tempos. Nesse primeiro momento o foco é montar as chapas para vereador e depois agregar para a majoritária. Pois, o resultado vai depender do da decisão do Plauto em sair candidato e com os votos de legenda fazer até quatro vereadores”, analisa o vereador Sebastião Mainardes, coordenador municipal do DEM.

 

Calendário

De acordo com o calendário eleitoral de 2012 divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pleito será realizado no dia 7 de outubro de 2012, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro nos municípios onde houver a necessidade de segundo turno. Serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Os candidatos aos cargos em disputa serão escolhidos pelas legendas nas convenções partidárias, que se realizam entre os dias 10 e 30 de junho de 2012. Os registros poderão ser solicitados à Justiça Eleitoral até o dia 5 de julho, pelos partidos, e até o dia 10 de julho, por candidatos escolhidos em convenção que não tiverem os registros requeridos por sua legenda.

 

 

PSD confirma Zeca como pré-candidato

Mesmo com pouco tempo para a filiação, o PSD já começa o trabalho com um número significativo de filiados e já um concorrente na majoritária. Isso porque o líder do partido na região, Júlio Küller, confirmou a filiação do vereador Dr. Zeca e já adiantou que o campeão de votos nas últimas eleições com 6.054 votos já sairá como pré-candidato a prefeito. A filiação oficial aconteceria na noite de ontem com a presença do coordenador estadual, o deputado federal Eduardo Sciarra, e de mais 300 filiados. “Estamos com o trabalho dentro do esperado e esperando bons resultados”, finaliza Küller.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.