em

Parceria entre Cargill e Condor coleta mais de 60 mil litros de óleo no Paraná

A marca de óleos LIZA da Cargill, por meio do “Programa Ação Renove o Meio Ambiente”, realizou a coleta de mais de 60 mil litros de óleo vegetal residual em 1 ano e 3 meses de parceria com o Condor Super Center. Com isso, a empresa garantiu que 1,5 bilhão de litros de água deixassem de ser poluídos devido ao descarte incorreto do óleo de cozinha usado.

“A ação trouxe resultados tão satisfatórios no seu projeto piloto, que o programa foi estendido para todas as lojas da rede”, ressalta Amanda Corrêa, analista ambiental da Rede Condor. O óleo é coletado pela empresa Ambiental Santos – especializada em coleta e destinação de resíduo de óleo vegetal. “Para comemorar o marco, a empresa produziu três mil amostras de sabão em pasta biodegradável e distribuiu para os clientes das lojas Condor de Joinville (SC) e Curitiba (PR)”, explica Gilberto de Cristo coordenador ambiental da Ambiental Santos.

A ação é promovida pela Cargill por meio da marca de óleo LIZA e tem como objetivo conscientizar o consumidor para a correta separação do resíduo de óleo vegetal, oferecendo uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do resíduo, tornando-o matéria prima para novos produtos, como biodiesel, produtos sanitários, entre outros.  Quando o óleo vegetal usado é descartado em ralos ou pias, pode entupir os encanamentos e encarecer o custo de tratamento do esgoto municipal. Em cidades onde não há tratamento de esgoto, o resíduo chega aos rios e mananciais, prejudicando a vida aquática. “O Estado do Paraná vem apresentando ótimos resultados, o que demonstra o alto índice de conscientização da população, mas ainda há muito óleo sendo jogado pelo ralo, por isso contamos com a participação dos consumidores para que juntos possamos destinar corretamente ainda mais óleo vegetal usado”, afirma Fernando Janizello, analista de Sustentabilidade da Cargill Foods Brasil.

Divulgação

Programa Ação Renove o Meio Ambiente

Criado em 2010, com o objetivo de oferecer ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado, o programa articula parcerias com redes de supermercados, empresas e ONGs para implantação de mais de 600 pontos de coleta de óleo residual em oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul). Desde sua implantação, a Ação Renove já arrecadou mais de 1,5 milhões de litros de óleo residual, quantidade suficiente para poluir até 37,5 bilhões litros de água potável, o que representa o volume de água necessário para abastecer as necessidades básicas da população da cidade de São Paulo, com 11.967.825 pessoas por 28 dias*.

*De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.