em

Paraná tem o segundo maior modelo de apoio ao empreendedorismo do país

Dados sobre o retrato do mercado de trabalho, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 11,6 milhões de pessoas estão sem emprego no país. Como alternativa a esta realidade, muitos optam pelo empreendedorismo, mas o atual cenário exige planejamento já que a pressa ao iniciar o negócio pode maximizar o risco de prejuízos à ideia e às finanças. “É fundamental detectar o mercado de atuação, os diferenciais que agregará a ele, o potencial de público e de onde virá o dinheiro a ser investido”, alerta Elson Teixeira, coordenador da Central de Atendimento ao Cliente da Fomento Paraná.

Ele destaca que o Paraná dispõe do segundo maior modelo de alta complexidade para apoiar iniciativas inovadoras, contemplando linhas de financiamento, capital de risco, educação empreendedora, parceiros institucionais e legislação.

Núcleo de Empreendedorismo

Diante de tantas possibilidades, o Centro Universitário Internacional Uninter lançou o Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior Politécnica (NEMP), que vai atuar como uma pré-incubadora auxiliando os alunos em seus projetos, apoiando ideias e soluções em produtos e serviços com forte apelo mercadológico. “A ideia é despertar o espírito empreendedor e potencializar a empregabilidade através da construção de planos de negócio consistentes, que ajudem a conquistar vagas em incubadoras e a busca por financiamentos, fomento e crédito”, explica Neil Carvalho, diretor da Escola.
O Núcleo também atuará com pesquisas de mercado para detecção do potencial das ideias apresentadas. “O auxílio com as análises é fundamental, pois com o passar dos anos, nos tornamos mais exigentes e, por conta disso, quando falamos em concorrência, é preciso ficar atento e entender se o mercado irá absorver a ideia do empreendedor. Ao estudar esse mercado, é possível, até mesmo, melhorar o produto ou serviço no qual deseja empreender”, acrescenta Sônia Shimoyama, gestora do SEBRAE.

Os projetos podem ser inscritos individualmente ou em grupos com união de alunos de diferentes turmas, cursos e escolas, estendendo-se a pessoas da comunidade – desde que, pelo menos, um dos membros seja aluno da Escola Politécnica da Uninter. Após selecionadas, as ideias serão desenvolvidas com o apoio multidisciplinar dos professores da Uninter, que oferecerão apoio do escritório jurídico modelo e dos profissionais específicos da área financeira, entre outros.

Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.