em

Paraná Solidário já cadastrou 460 doadores e 240 entidades

O aplicativo desenvolvido pelo governo do estado, que conecta quem deseja doar bens e produtos a entidades sociais que ajudam quem precisa, está facilitando e incentivando essas ações de solidariedade. Em um mês, o aplicativo Paraná Solidário atingiu a marca de 460 doadores e 240 entidades cadastradas. Criado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho com a parceria da Celepar, e lançado pelo governador Ratinho Junior, o Paraná Solidário é o primeiro aplicativo do Brasil concebido especialmente para facilitar o processo de doações feitas pelos cidadãos.

“O incentivo para esta ação está acontecendo e queremos aumentar cada vez mais o número tanto de doadores como de entidades beneficiadas, por isso contamos com todo o apoio para esta boa causa”, afirma o secretário Ney Leprevost.

O secretário destaca que no final de ano, com a injeção de recursos na economia, as famílias costumam comprar bens e mercadorias novos. “Então, convidamos todos que doem roupas, geladeiras e outros eletrodomésticos, sofás e outros móveis, tudo o que não forem mais usar, mas que ainda esteja em boas condições”.

O app é uma ferramenta que promove a doação direta entre os cidadãos e as entidades beneficentes que atendem crianças, adolescentes, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua e indígenas. O usuário pode escolher para qual entidade quer doar, num raio de até 50 quilômetros de sua localização.

De acordo com o assessor de Gestão Inteligente e Inovação da Seceretaria, André Telles, a eficiência do processo de doações pelo aplicativo viabiliza localizar exatamente o produto ou serviço de quem quer doar com a entidade que quer receber as doações. “A alta adesão comprova o espírito solidário da população paranaense e sua familiaridade com processos inovadores”.

Itens

Somente neste primeiro mês, mais de 50 itens diferentes foram doados pelos usuários. Os mais pedidos pelas entidades são higiene/limpeza, alimentação, vestuário, além de calçados, cama/mesa/banho, material escolar, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, material de construção, equipamentos médicos e hospitalares, livros, itens esportivos, universitários, veículos, produtos para animais.

Exemplo

A executiva Marcia Cavalcanti conheceu o aplicativo pelas redes sociais. Ela estava em uma época de mudança e tinha muito coisas que não utilizaria mais. “Percebi que tinha muita coisa que não usaria, então optei por baixar o app e doar um fogão cooktop 5 bocas. Segui o passo a passo, descrevi o produto e logo apareceram as instituições cadastradas com interesse no produto. Vi qual mais precisaria pelas especificações, combinei a entrega pelo chat e eles vieram buscar”, conta.

“Indico muito o aplicativo, pois é muito intuitivo. Principalmente nessa época de Natal em que vivemos um espírito solidário de realizar boas ações, por isso temos que nos colocar no lugar do próximo”, diz Marcia.

Serviço

O app está disponível na versão Android e iOS. As ferramentas podem ser instaladas de graça e são autoexplicativas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.