em

Paraná será representado por 48 alunos em Brasília na Olimpíada do Conhecimento

Foto: Arquivo DC

Quarenta e oito alunos do Paraná, acompanhados de 11 docentes, vão competir na Olimpíada do Conhecimento, organizada pelo Senai, em Brasília, entre os dias 10 e 13 de novembro. Eles vão disputar em cinco desafios com estudantes das outras 26 unidades da federação em atividades voltadas para a educação profissional. Maior competição de ensino profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento reúne a cada dois anos estudantes do Senai e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Um aluno de Ponta Grossa participa de um dos desafios.

Os cinco desafios em que os alunos do Senai vão competir são: Desafio por Equipes, Avaliação Prática do Estudante, Avaliação Prática do Estudante para Pessoas com Deficiência, Inova Senai, Grand Prix de Inovação e Senai Brasil Fashion. No Desafio por Equipes, três grupos de alunos paranaenses do Senai vão disputar, cada um, da seguinte forma: oito alunos da unidade da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) na área de Manufatura e Engenharia, criando um carro conceito compartilhado sem emissão de poluentes; quatro alunos das unidades do Boqueirão (Curitiba) e de Londrina na equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação com o desafio de criar uma startup para soluções sustentáveis; e outros quatro alunos do Boqueirão vão atuar na área de Transporte e Logística, criando um carro Tuning regulamentado conforme a legislação.

Segundo a chefe de equipe da delegação do Paraná do Senai na Olimpíada do Conhecimento, Elaine Cristina de Andrade, os participantes dessa categoria foram selecionados a partir de projetos enviados pelas unidades do Senai no Paraná, que foram avaliados por especialistas de educação no estado e pelo Departamento Nacional do Senai. “O Departamento Nacional mandou o desafio e os alunos trabalharam durante o ano todo. Eles estão indo com os projetos quase prontos, para serem finalizados em Brasília perante o público e os avaliadores”, diz.

Inova Senai

Outro desafio em que os alunos se inscreveram a partir de um edital nacional é o Inova Senai. São projetos de inovação tecnológica de produtos, processos e serviços alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira. O objetivo é que os alunos desenvolvam projetos desde a concepção, passando por planejamento, execução e apresentação para clientes e investidores.

Do Paraná, foram selecionados três projetos para a final em Brasília: da unidade da CIC, em Curitiba, dois alunos desenvolveram um Biosensor para monitoramento e controle de irrigação (baseado na taxa de variação do caule de plantas); de Pinhais, o projeto de uma capa para cadeira que possui sensores de posicionamento que alertam o usuário de sua má postura e pode ser utilizada em qualquer tipo de cadeira para o usuário manter uma posição ergonomicamente correta; e em Londrina, foi desenvolvido um filtro biológico de tratamento do chorume para reduzir custos e impactos ambientais.

Avaliação Prática do Estudante

Nesta categoria, os alunos são selecionados após a realização, em cada unidade do país, de uma avaliação de desempenho dos estudantes de cursos técnicos. Do Paraná, quinze alunos foram selecionados para a disputa, três de cada um dos cursos: Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Mecânica, Edificações e Logística. São estudantes das unidades de Cascavel, Ponta Grossa, Campus da Indústria (Jardim Botânico, em Curitiba), Toledo e Campo Largo. “Eles vão realizar provas práticas e estarão sendo avaliados tanto o aluno quanto o departamento regional de onde ele vem”, diz Elaine.

 

Do Senai Paraná, foi ainda selecionada uma aluna que fará a Avaliação Prática do Estudante para Pessoas com Deficiência. A estudante é de Maringá e vai fazer provas do curso de Costureiro.

Senai Brasil Fashion

Duas estudantes do Paraná que foram campeãs junto com outras dez alunas de outros estados do projeto Senai Brasil Fashion, coordenado pelo Senai CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), vão apresentar uma coleção em um desfile de modas durante a Olimpíada. Elas receberam, entre agosto e outubro, uma consultoria com grandes nomes da moda brasileira, como Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Ronaldo Fraga e Lino Villaventura. A partir disso, desenvolveram, cada uma, uma coleção com base no trabalho apresentado por elas no Senai Brasil Fashion.

Grand Prix Nacional

É uma disputa de inovação aberta, em que empresas, empreendedores, startups e estudantes do Senai e do Sesi têm a oportunidade de, juntos, criar soluções para desafios da sociedade.

Durante o Grand Prix, equipes multidisciplinares trabalham em desafios da indústria durante 72 horas consecutivas, desenvolvendo ideias, protótipos e projetos de inovação. Os resultados são exibidos no local para investidores, empresas e instituições parceiras.

Os projetos também ficam disponíveis no Banco de Ideias, para avaliação de empresas e startups que queiram investir em inovação.

Segundo a chefe de equipe do Paraná, a competição possui um caráter mais complexo. “Os alunos que vão participar já passaram por outras competições, por desafios, e estão em uma fase mais madura”, explica. Do Paraná, foi selecionada uma equipe de Pinhais, com quatro alunos, que foi vencedora do Desafio Senai de Projetos Integradores 2015.

Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.