em

Paraná recebe nota AA+ da Fitch, a melhor classificação do País

A agência internacional de classificação de risco Fitch, uma das maiores do setor, anunciou nesta quinta-feira (15) que manteve o rating nacional de longo prazo do Paraná em AA+ (bra), com perspectiva estável. Com isso, o Estado garante a melhor nota entre as unidades avaliadas pela instituição no Brasil, e fica a apenas um degrau do nível AAA, que é o grau máximo de classificação de risco da agência.

“É um reconhecimento muito importante para o Paraná, e que reafirma o acerto das medidas de ajuste fiscal que implantamos no Estado. Com austeridade e responsabilidade, mantivemos o equilíbrio das contas públicas e hoje temos uma situação financeira muito diferenciada em comparação com os demais estados brasileiros”, afirmou o governador Beto Richa.

Para o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, a nota positiva reflete todos os esforços realizados pelo governo para evitar que a crise econômica atingisse o Paraná de forma mais aguda. “Houve redução de despesas e aumento de receitas. Esse é um processo contínuo e cotidiano, que permite ao Governo do Estado ampliar investimentos em áreas prioritárias para a sociedade”, avaliou Costa.

A Fitch destacou, no texto em que divulgou a nota do Paraná, que as margens operacionais do Estado estão “em linha com os pares internacionais”. “Em 2017, o Paraná registrou um superavit fiscal de 6,1%”, informou a agência.

O baixo endividamento do Estado também ganhou destaque. “O Paraná apresenta uma adequada sustentabilidade da dívida”, diz a Fitch, citando que o Paraná foi beneficiado pela recente renegociação com o Governo Federal.

“A contribuição do Estado para o PIB do Brasil tem sido bastante estável nos últimos cinco anos”, afirma a agência, que também ressalta a política de transparência de dados.

Brasil

Como a Fitch revisou recentemente a nota de crédito soberano do Brasil para baixo, de BB para BB- com perspectiva estável, a nota internacional do Paraná também passou a ser BB-. A nota internacional sempre está limitada ao rating do Brasil, por não poder ser superior a ele.

 Mauro Ricardo Costa: "houve uma redução de despesas e aumento de receitas "

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.