em

Paraná Pesquisas indica empate eleitoral entre Bolsonaro e Lula

Foto: Agência Reuters/ Arte DC

A Paraná Pesquisas ouviu 4.040 eleitores de 156 municípios brasileiros sobre a situação eleitoral do momento, simulando seis cenários diferentes e em todos há uma polarização com empate técnico entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A margem de erro da pesquisa é de 2% e os resultados foram divulgados na última quinta-feira (17).

Independente das participações de João Doria, Ciro Gomes, Datena, Mandetta e Simone Tebet, assim como do número de possíveis candidatos a presidente da República no cenário apresentado aos entrevistados, mais de 65% das intenções de voto são destinadas a Bolsonaro e Lula. Nas simulações sem Lula, Bolsonaro ganha em todas. E nas hipóteses sem Bolsonaro, Lula vence.

No cenário com os sete candidatos citados, iriam para o segundo turno Bolsonaro (34,3%) e Lula (32,5%). Datena ficaria com 7,5% dos votos, Ciro Gomes 5,8%, João Doria 3,4%, Mandetta 3,2% e Simone Tebet 1,1%. A opção nenhum/branco/nulo ficou com 8,6% dos votos e não sabe/não respondeu com 3,6%. Quando o embate é direto entre os dois principais candidatos, há empate.

‘Mano a mano’

No confronto entre Bolsonaro e Lula, o resultado é um rigoroso empate. Lula ficaria com 40,2% dos votos e Bolsonaro 40,0%. Nenhum/branco/nulo foram indicados por 15,3% dos eleitores consultados e 4,4% não sabem/não responderam. Na estratificação definida em quatro regiões, Bolsonaro vence no Sul, Sudeste e Norte+Centro Oeste E Lula no Nordeste.

Sul: Lula 32,1% e Bolsonaro 41,1% – Não sabe/Não respondeu 6,0% e Nenhum/Branco/Nulo 20,9%

Sudeste: Lula 37,1% e Jair Bolsonaro 42,7% – Não sabe/Não respondeu 4,3% e Nenhum/Branco/Nulo 15,8%

Nordeste: Lula 49,7% e Bolsonaro 33,8% – Não sabe/Não respondeu 2,9% e Nenhum/Branco/Nulo 13,5%

Norte + Centro Oeste: Lula 40,3% e Bolsonaro 42,5% – Não sabe/Não respondeu 5,4% e Nenhum/Branco/Nulo 11,8%

A coleta de informações pela Paraná Pesquisas foi realizada durante os dias 11 e 15 de junho e o método utilizado foi o de Probabilidade Proporcional ao Tamanho. A pesquisa foi encomendada pelo PSL e ouvir eleitores com mais de 16 anos em 26 Estados e Distrito Federal. Também aferiu o índice de aprovação da administração Bolsonaro, que pode ser conferida aqui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.