No próximo dia 30 de outubro, mais de 1,5 mil alunos e professores no Estado estarão em Curitiba para o encerramento do Concurso Agrinho 2017.
O evento é a coroação de um ano de trabalho, em que professores e alunos recebem material didático, capacitação e a possibilidade de participarem do concurso como estímulo para trabalharem temas como saúde, cidadania e meio ambiente. Nesses 22 anos de existência, o Programa Agrinho tem sido um dos agentes importantes na formação de gerações de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para a paz e o desenvolvimento numa sociedade responsável, diz Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR.
Anualmente o Agrinho movimenta cerca de 80 mil professores no Estado. Os alunos participam do concurso por meio de redações e desenhos, enquanto os professores concorrem com relatos e com as experiências pedagógicas. Este ano foram 6.016 trabalhos que passaram por triagem e banca examinadora.
Durante o evento no Expotrade Pinhais, às 8h30, serão 314 premiados entre alunos, professores, diretores, secretários municipais de educação e chefes de núcleo com destaque para os seis primeiros lugares da categoria Experiências Pedagógicas (quatro para a rede pública, um para rede particular e um para o Agrinho Solos), que receberão um automóvel zero km. Os demais estudantes e professores recebem tablets na etapa regional (rede pública de ensino) e notebooks na estadual (redes pública e particular de ensino).
A categoria Agrinho Solos é novidade. Unindo Agrinho e o Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná (Prosolo), a proposta é trabalhar a consciência das futuras gerações sobre a importância da conservação de solo.