O São Paulo tem uma ingrata missão pela frente na Copa Libertadores, diante do Palmeiras, nesta terça-feira (17), às 21h30, no Allianz Parque. Para avançar às semifinais, a equipe terá de derrubar o atual campeão e com necessidade de marcar ao menos um gol. Mesmo com tantas dificuldades, o técnico Hernán Crespo esbanja confiança na classificação e fala em “fazer história”, mesmo reconhecendo o favoritismo dos comandados de Abel Ferreira.
“Jogamos contra o último campeão da América, um jogo muito equilibrado. Passamos em vantagem, tivemos a possibilidade de fazer o segundo gol”, lembrou do 1 a 1 do Morumbi há uma semana.
“Libertadores é assim. Estou convencido de que vamos chegar no Allianz Parque para fazer história. Como campeão da América e o elenco que têm, eles são os favoritos, mas acreditamos. Temos um elenco com gana, vontade de ganhar”, acrescentou.
Crespo não menospreza a força do Palmeiras, ao contrário, tenta elevar o nível de confiança de sua equipe. E ainda se agarra aos dados do confronto para esbanjar fé na vaga. Além do São Paulo jamais ter perdido para o rival na história da Libertadores, com seis vitórias e três empates, há os confrontos da temporada que elevam o astral do invicto treinador.
Crespo enfrentou o Palmeiras em cinco oportunidades em 2021 e jamais foi batido. Ganhou duas vezes e somou outros três empates. Um desses triunfos ocorreu no Allianz Parque, pela fase de classificação do estadual: 1 a 0.
“O elenco inteiro está jogando em um nível muito alto. Está recuperando o nível do passado. Essa é uma grande satisfação para todos”, disse o treinador, feliz com o crescimento do desempenho nos últimos jogos.
Crespo festejou, ainda, o resgate de peças importantes, casos de Arboleda e Luan, por exemplo. “Estamos recuperando os atletas. O elenco recuperou confiança, mas não falo só de agora. Estamos fazendo ótimos jogos”.
Alviverde
O Palmeiras não teve tempo para lamentar a derrota diante do Atlético-MG, sábado, por 2 a 0, no Mineirão. O clube retornou à capital logo após o jogo do Brasileirão, dormiu no CT da Barra Funda e já trabalhou normalmente na manhã de domingo visando à decisão por vaga à semifinal da Libertadores.
Como poupou muitos titulares em Belo Horizonte, Abel Ferreira pôde trabalhar com a maioria do time que deve levar a campo no Allianz Parque. Expulso ainda no primeiro tempo no Mineirão, Patrick de Paula trabalhou normalmente e espera recuperar a vaga no clássico. Ele iniciou como opção no Morumbi, mas entrou e empatou a partida.
O centroavante Luiz Adriano também trabalhou normalmente e vive a expectativa de voltar ao time titular. Deyverson é outra opção após Breno Lopes decepcionar no Morumbi. Todos estavam ao lado de Dudu nas atividades de domingo.
No treino, os jogadores foram divididos em dois grupos de 10, usando apenas uma parte do campo e trabalhando possíveis situações de jogo que Abel imagina encarar. A equipe ofensiva trabalhava para vencer um goleiro, enquanto a parte de marcação e criação tinha de trocar passes rápidos para cumprir metas curtas de como sair da marcação, por exemplo. Saídas em velocidade e viradas de jogo também foram aperfeiçoadas.
Resultados
Após empate com gols no Morumbi (1 a 1), o São Paulo necessita vencer a partida. Empates com no mínimo dois gols (2 a 2, 3 a 3, 4 a 4…) também asseguram a classificação do Tricolor. O 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. O 0 a 0 é do Palmeiras.
Palmeiras x São Paulo
Ficha Técnica
Palmeiras: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula), Raphael Veiga, Dudu e Breno Lopes (Rony); Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira
São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda (Bruno Alves), Miranda e Léo; Daniel Alves, Luan, Liziero, Rodrigo Nestor (Benítez), Gabriel Sara e Reinaldo; Rigoni. Técnico: Hernán Crespo
Data/Horário: 17/08/2021 (terça-feira), às 21h30
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Arbitragem: Wilmar Roldán (COL) auxiliado por Dinoísio Ruíz (COL) e Carlos Ortega (COL) | VAR: Júlio Bascuñan (CHI)