em

Oferta de emprego cresce 55% em janeiro


RECORDE
Para Antonio Laroca Neto, os índices refletem o bom momento da economia brasileira

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa divulgou ontem o balanço do emprego em janeiro. No primeiro mês de 2011, foram cadastradas 1.273 vagas no mercado formal de trabalho. O número é 55% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram cadastradas 817 novas oportunidades. Em relação aos trabalhadores, foram 949 inscritos neste ano contra 892 no mesmo mês do ano passado. A Agência conseguiu recolocar 545 trabalhadores de volta ao mercado de trabalho. Em janeiro de 2010, foram 513 contratados. Os números são considerados recordes em comparação com anos anteriores.

Antônio Laroca Neto, ge­rente da Agência do Tra­ba­lha­dor, explica que o aumento das vagas é reflexo da economia aquecida e da situação vivida pelo Brasil, inclusive no cenário internacional. “As políticas econômicas e o espírito empreendedor dos empresários têm motiva­do a geração de emprego e ga­ran­tido bons resultados. Nun­ca conseguimos colocar tanta gente assim no início do ano”, diz. Ele comenta ainda que, segundo perspectivas, nos próximos dois anos o número de empregos deve continuar crescendo.  

Prova disso é o número de contratações de primeiro emprego. A Agência fechou o mês de janeiro com 34 colocações, mesmo número alcançado no período em 2010. “Esta é uma de nossas maiores dificuldades e repetimos o índice bem positivo. É uma sinalização importante da situação econômica que o país vive”, fala. Para ele, também é reflexo da abertura empresarial. “A sociedade está passando para uma nova fase, em que espaços diferenciados estão se abrindo no mercado de trabalho”, comenta.

Ainda segundo o balanço, foram colocados, neste primeiro mês do ano, sete novos trabalhadores portadores de deficiência. Em 2010, foram apenas dois. Através da Central do Profissional Autônomo (CPA), que contrata para pe­­­que­nos serviços, como o de encanador, carpinteiro e ele­­tricista, por exemplo, 17 pessoas conquistaram novos postos de trabalho, enquanto que não houve colocados em janeiro de em 2010.

Conforme o relatório, tam­­bém cresceu o volume de pessoas que procuraram a Agên­cia em busca de empre­go. Em janeiro deste ano se inscreveram 949 pessoas, aumentando em 6% o índice. No mesmo período do ano passado, foram 892. O enca­mi­nhamento para entrevista nas empresas contratantes cresceu 76%, passando de 2.770 para 4.896 encami­nhamentos, comparando-se os meses de janeiro de 2010 e 2011, respectivamente. Para requerimento do seguro desemprego, neste primeiro mês do ano 1228 pessoas procuraram a Agência. Em 2010, foram 1245 trabalhadores buscando o benefício.

Por outro lado, o material mostra queda no número de empresas que se inscreveram na Agência em busca de mão de obra. No mês passado, 62 empresas foram cadastradas. Em 2010, o número chegou a 70 empresas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.