em

Objetivo é tirar País do atraso, diz Hauly

 

Divulgação

“Não tem outra alternativa, é uma medida mais que necessária. Vai se derrubar um velho modelo e os resultados vão ser visíveis”

Autor da ideia central de reformar o sistema tributário no Brasil, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) participou de outras tentativas de mudanças no sistema de cobrança de impostos na Câmara, é um defensor da simplificação da tributação, e acredita que desta vez o debate irá progredir no Congresso e enfim as alterações serão aprovadas.

Hauly aposta em uma tramitação menos traumática da reforma tributária, em comparação a outras reformas que encontraram resistência dentro da Câmara e do Senado, caso das alterações nas legislações trabalhista, previdenciária e eleitoral.

“Acredito que terá menos resistência, é uma proposta para tirar o País do atraso, vai simplificar um sistema que é defasado, vai diminuir burocracia”, acredita Hauly, que aponta a crise vivida pelo País como um agravante para a necessidade de se modificar o sistema tributário. “Não tem outra alternativa, é uma medida mais que necessária. Vai se derrubar um velho modelo e os resultados vão ser visíveis, o salto vai ser notável”, aposta Hauly, que já chamou o atual sistema de cobranças de impostos no País de “caótico, o pior do mundo”.

Além da unificação e extinção de impostos, Hauly destaca em sua proposta as isenções e incentivos a determinadores setores. “É uma forma de melhorar o poder aquisitivo da população e estimular a economia”, argumenta o parlamentar, que na minuta da reforma tributária evitou acirrar a disputa tributária entre União, Estados e municípios. “Se abrir essa disputa, aí fica complicado”, resume.

Hauly prevê um período de discussões na Câmara, também a respeito de como esta reforma seria colocada em prática após aprovada. “Há quem defenda que a reforma seja implantada de uma vez, outra corrente fala em implementar de forma gradativa, são ideias que estão sendo discutidas”, finaliza Hauly.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.