em

“O Brasil precisa investir na facilitação dos negócios”, diz Sardenberg

Foi realizada na manhã de hoje (1) a posse da diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG). O evento, realizado na sede da Unicesumar, contou com a presença do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, que atua como comentarista econômico em diversos veículos de comunicação do país e palestrou sobre ‘O cenário econômico atual e o futuro das cidades’.

Em entrevista ao Diário dos Campos Sardenberg contou que já veio à cidade em outras duas ocasiões e notou o progresso do município. “Os índices de Ponta Grossa, como de geração de empregos, por exemplo, são positivos, o que vai na contramão de outras cidades. Grande parte delas está em total desarranjo financeiro, seguindo a recessão pela qual o país vem passando nos últimos anos”, afirmou o jornalista.

Para ele, regiões como os Campos Gerais, que têm como setores fortes a indústria e o agronegócio, devem investir em estruturação. “Em geral, no Brasil o agronegócio é competente e tem produtividade elevada, mas sempre enfrenta problemas de infraestrutura para o escoamento dos seus produtos. Isso também acomete a indústria e as dificuldades vão desde as físicas até as gerenciais”, avaliou Carlos Alberto Sardenberg.

Uma das bases que devem ser trabalhadas pelo setor público brasileiro para a alavancagem da economia, na opinião do jornalista, é o que ele chama de “facilitação do negócio”. “Hoje, para o empresário, é difícil tirar licenças e o ato de exportar e importar é burocrático. Precisam ser resolvidas questões graves como a carga tributária para desonerar a atividade produtiva”, apontou.

Durante a palestra, Sardenberg apresentou diversos comparativos econômicos do país, como a variação da inflação através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao longo dos últimos anos; enquanto em 2015 era de 10,7%, em 2016 baixou para 6,3%, em 2017 para 2,9% e em 2018 voltou a subir, chegando a 3,75%. Na segunda (1º) a Fundação Getúlio Vargas divulgou o estudo relativo ao Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), que ficou em 0,65% em março – taxa superior ao 0,35% de fevereiro.

CDEPG

Na ocasião também foi empossada a diretoria executiva do CDEPG, que tem como gestão 2019-2020 Wilson Souza de Oliveira (presidência), Priscila Garbelini Jaronski (vice-presidência), Leonardo Puppi Bernardi (1ª secretaria), Florisvaldo Aparecido Hudiniki (2ª secretaria) e Claudio Grokoviski (tesouraria).

Estiveram presentes diversas autoridades estaduais, como o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), José Roberto Mattos. “Nós estamos realizando um intercâmbio de conhecimento com os representantes de ponta-grossenses. O Codem tem mais de 22 anos e monitora as atividades econômicas das principais cidades do estado, e temos visto o destaque de Ponta Grossa nesse cenário. Para fortalecer a fase de crescimento precisa-se pensar em estratégias à longo prazo”, ressaltou Mattos.

O secretário estadual de Comunicação Social, Hudson Roberto Jose, também participou da cerimônia e destacou a importância da inovação no planejamento estratégico dos municípios. “É preciso que a cidade cresça como um todo, para que os cidadãos possam evoluir de forma conjunta. Hoje Ponta Grossa já é uma referência de desenvolvimento, com seu polo de tecnologia, produção agrícola e formação profissional, e é papel do CDEPG reforçar esse cenário”, disse o secretário estadual.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.