em

Números de covid divulgados pelos governos são confiáveis? São menores?

A Paraná Pesquisas fez a pergunta "Os números divulgados diariamente pelos governos sobre o coronavírus são confiáveis?" e 66,1% dos entrevistados responderam "não". Outros 27,8% disseram "sim" e 6% não souberam responder ou não opinaram.

Por faixa etária, as pessoas entre 35 e 44 anos são as que mais desacreditam nos números dos governos (68,9%) e quanto ao nível de escolaridade o mesmo ocorre entre os que têm o ensino médio (67,2%).

Coronavírus existe?

A pesquisa também quis saber: "O coronavírus existe ou não existe?". 4% respondem que "não existe", 2,4% não souberam responder ou não opinaram e 93,7% responderam "sim, existe".

Por faixa etária, os jovens entre 16 e 24 anos são os que menos acreditam na existência do vírus: 6,3% responderam que "não existe". Quanto ao nível de escolaridade, os com ensino fundamental são os mais descrentes: 5,4% responderam "não".

Números são maiores?

A Paraná Pesquisas também perguntou: "Para o Sr(a) o número de infectados pelo coronavírus são maiores, menores ou iguais aos divulgados pelos Governos?".

A quantidade de entrevistados que responderam "maiores" e os que disseram "menores" empatam: 35,6% a 35,7%, respectivamente. Já 23% disseram que os números informados são iguais aos reais. 

As pessoas com escolaridade de nível superior são as que mais acreditam que os números dos governos são subestimados: 41,8% responderam que os números reais são maiores.

Metodologia

A sondagem foi feita entre os dias 15 e 18 de junho e foram ouvidas 2.166 pessoas maiores de 16 anos em 25 Estados e Distrito Federal. Foi utilizado o método Probabilidade Proporcional ao Tamanho. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é 3%.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.