em

Fotos registram mutirão de trabalho do IAT no Rio Grande do Sul

Força-tarefa com voluntários do IAT está concentrada em 11 municípios do Rio Grande do Sul.

A equipe de voluntários do Instituto Água e Terra (IAT) completou nesta quarta-feira (22) dez dias de atuação ininterrupta para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. São atualmente 67 técnicos do órgão ambiental à disposição da Defesa Civil local. O grupo está trabalhando em duas frentes: limpeza urbana e distribuição de água potável por meio de caminhões-pipa; e no resgate de pessoas, animais e apoio logístico com embarcações e caminhonetes 4×4.

Neste momento, a ação de limpeza pública de ruas, praças, escolas, creches e hospitais, entre outros espaços, está concentrado nos municípios de Estrela, Colinas, Roca Sales, Arroio do Meio, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Sinimbu e Rio Pardo. Nesta quinta-feira (23), o apoio será estendido para Venâncio Aires com a chegada de nove novos caminhões-pipa cedidos por cidades vinculadas à regional do IAT de Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Como cinco veículos tiveram de retornar para o Paraná, o comboio conta atualmente com 35 caminhões.

Já a assistência logística, com o suporte de sete caminhonetes 4×4 e cinco barcos para resgates, colabora com a distribuição de alimentos, água e medicamentos e no transporte de insumos e mantimentos. Essa parte do grupo, com 22 pessoas, ficará concentrado a partir desta quinta (23) na região do Lago Guaíba, em Porto Alegre. A previsão é que a força-tarefa siga pelo menos até o dia 29 de maio no Rio Grande do Sul.

“Cada equipe cuida de dois municípios e vamos revezando conforme a necessidade e das demandas da Defesa Civil e das prefeituras”, destacou o chefe do escritório regional do IAT em Irati e um dos coordenadores da operação, Jonas André Bankersen.

Fotos:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.