em

Novo prefeito de PG será conhecido hoje

Depois de 115 dias de campanha na briga para assumir a Prefeitura de Ponta Grossa, os candidatos que disputam o cargo encerram suas atividades na busca pelo voto do eleitor neste sábado. Hoje, das 8 horas às 17 horas, quase 226 mil eleitores são aguardados para ajudar a decidir o futuro da cidade pelos próximos quatro anos. A Justiça Eleitoral estima que o nome do próximo prefeito será conhecido antes das 18 horas deste domingo. Concorrem à eleição Marcelo Rangel (PPS) e Péricles de Mello (PT).

Em resposta ao DC, Péricles destaca que sua candidatura à Prefeitura acontece no que considera como “um momento especial”. “O Brasil vive um novo tempo, com uma política econômica estável e conquistas antes inimagináveis para os brasileiros. Somos aliados do governo federal que mais investiu na cidade. Temos o apoio incondicional do ex-presidente Lula, da presidente Dilma, de ministros como a Gleisi e o Paulo Bernardo, e também dos partidos da base aliada”, enfatiza.

 

O candidato Marcelo afirma que decidiu disputar a eleição para atender aos anseios da população. “Pelo contato constante com lideranças empresariais, políticas e dos bairros, além de representantes da sociedade organizada, recebemos diversas manifestações favoráveis à nossa candidatura, que representa essa mudança. Eu me preparei e agora temos grandes propostas e ações para a cidade”, declarou.

Para Péricles, Ponta Grossa tem “grande importância” política e econômica para o Paraná e para os Campos Gerais. “Ponta Grossa é a quarta cidade mais populosa do Paraná, localizada em uma região com cerca de 800 mil habitantes, grande atividade produtiva e um estratégico entroncamento rodoferroviário. Com belezas naturais únicas, caminhos históricos e cultura poliétnica, tornou-se uma das regiões mais representativas do Sul do Brasil”, exalta.

Marcelo observa que tem especial preocupação em relação à saúde pública no Municípios. “Ponta Grossa tem uma saúde muito deficitária e é necessário investimento maior, além de mais atenção -inclusive contamos com um médico como vice. Entre nossas propostas está o PAI – Pronto Atendimento Infantil 24 horas, que dará melhores condições de atendimento a crianças e mães. Vamos aumentar as equipes do Saúde da Família e aumentar em pelos menos 70% a cobertura. Contrataremos mais médicos e vamos implantar o Centro de Especialidades, em parceria com o governo do estado, que vai liberar R$ 10 milhões para o empreendimento”, expõe.

 

Disputa

A disputa pela Prefeitura em Ponta Grossa teve início com seis candidatos, mas com a retirada da campanha de Alfeu Mansani (PRTB), contou com cinco concorrentes no primeiro turno. Marcelo e Péricles deixaram para trás Márcio Pauliki (PDT), Leandro Dias (PSOL) e Krystofer Bannach (PCB).

 

“Por que eu quero ser

prefeito de Ponta Grossa?”

Em resposta ao questionamento do DC, o candidato da coligação ‘Viva Ponta Grossa!’, Péricles de Mello (PT), destacou que quer ser prefeito novamente por “amar profundamente” a cidade em que nasceu. “A experiência acumulada nesses mais de 30 anos de militância política, como líder estudantil, fundador do PT, vereador, deputado estadual e prefeito, creio que reuni a experiência necessária para ajudar a melhorar a vida da população, fortalecer a atividade produtiva e inserir a cidade no processo de desenvolvimento que hoje empolga o País”, avalia.

Marcelo Rangel (PPS), da coligação ‘Coração Ponta-grossense’, por sua vez, frisa que quer ser prefeito para resgatar o “orgulho de ser ponta-grossense” junto à população. “Queremos a cidade readquirindo o seu conceito de primeira do interior do Paraná. Queremos uma administração transparente. Essa foi minha postura enquanto legislador e serei assim como administrador. Queremos resgatar o orgulho de ser ponta-grossense e acreditamos ter as melhores condições e o preparo necessário para fazer a mudança de que Ponta Grossa precisa e que todos nós queremos”, registrou em artigo veiculado na página oficial de sua candidatura.

Concorrentes assumem compromissos

através de seus planos de governo

Candidato da coligação ‘Viva Ponta Grossa!’, Péricles de Mello (PT) considera que seu plano de governo é “inovador, democrático e participativo”. “O que está bom vai continuar e faremos funcionar o que já existe. O Sistema de Saúde será modernizado, para priorizar o atendimento básico, expandir as especialidades e reduzir as filas.  Destaco o Programa Saúde da Família, que será ampliado até atingir 100% dos usuários do SUS. Haverá mudanças na forma de administrar a cidade, que será dividida em 22 bairros urbanos e quatro rurais, cada um com seus conselhos de líderes comunitários nas áreas da saúde, educação, cultura, segurança, assistência social, entre outras”, manifesta.

Marcelo Rangel (PPS), da coligação ‘Coração Ponta-grossense’, enfatiza que tem a “preocupação de fazer uma gestão moderna e muito bem planejada”. “A cidade cresceu muito nos últimos anos e possui uma frota aproximada de 161 mil veículos. Precisamos fazer um planejamento urbano para os próximos anos. Para isso vamos resgatar um instituto, o Iplan, que reunirá profissionais capacitados. Queremos buscar especialistas em trânsito, garantindo às pessoas a prioridade. Vamos tornar o transporte público mais eficiente”, ilustra, enfatizando ainda que conta com propostas para todas as áreas prioritárias da administração pública.

 

Sobre os candidatos:

Marcelo Rangel (PPS) – 23

Vice: José Carlos Raad (PSD), o ‘Dr. Zeca’

Coligação ‘Coração Ponta-grossense’

(PP/ PPS/PSD/PHS/PSC/DEM/PSB/PSDB/PMN/PSDC)

 

-Marcelo Rangel (PPS) tem 42 anos, é casado, está em seu segundo mandato como deputado estadual da base do governo Beto Richa (PSDB). Na Assembleia, Marcelo preside a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação e é vice-presidente da Comissão de Saúde. O candidato é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e também radialista.

 

Péricles de Mello (PT) – 13

Vice: João Barbiero (PR)

Coligação ‘Viva Ponta Grossa’ (PRB/PT/PTB/PTN/PR/PTC/PC do B/PT do B)

 

-Péricles de Mello (PT) tem 58 anos, é casado, deputado estadual em seu terceiro mandato e ex-prefeito de Ponta Grossa. O candidato é professor universitário, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná. Possui especialização em Economia Política na Alemanha e é mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.