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Nissei completa 30 anos com expansão de rede e evolução no modelo de negócio

Sétima maior rede do segmento no país, a Farmácias Nissei completa 30 anos com expansão da sua rede de lojas e evolução do seu modelo de negócio. Apostando cada vez mais no conceito internacional de drugstore e tendo como benchmarkingas redes CVS e Walgreens, a Nissei começa a ampliar a área de autosserviço, com um mix maior de produtos de conveniência. A nova proposta é oferecer a maioria dos produtos que atendam às necessidades do dia a dia do consumidor.

De forma gradativa e programada, de acordo com o perfil do consumidor de cada loja, a Nissei também passará a oferecer alimentos semiprontos, pequenas utilidades domésticas e até material de limpeza. “Queremos ser referência não apenas em medicamentos e atendimento, mas em comodidade para o consumidor que gosta de ter tudo que precisa em um só lugar”, explica Maeoka, presidente da Nissei.

Para comunicar o novo modelo de atendimento, a Nissei adotou o slogan “Se faz bem, a gente tem” em sua campanha institucional de 30 anos. “Esse slogan sintetiza exatamente o que queremos oferecer aos nossos clientes. Nossa proposta é simplificar a vida dos consumidores, oferecendo uma experiência diferenciada de varejo, com produtos que contribuam para a qualidade de vida dos nossos consumidores”, destaca Maeoka.

Para readequar suas lojas para este novo modelo de negócio, reforçar sua infraestrutura e ampliar a rede, com a inauguração de 20 novas unidades neste ano, a Nissei está investindo R$ 35 milhões.

Crise é oportunidade

No atual cenário de instabilidade econômica nacional, com concorrência acirrada, ao invés de pisar no freio, a Nissei fez o oposto. Planejou, repassou todos os processos, cortou custos e colocou em prática o novo modelo de loja com expansão da rede. “Nada foi feito sem reflexão ou ponderação. Arrumei a casa e mandei um recado para a concorrência: estamos com força total. Crise só é crise se abaixarmos a cabeça. É preciso transformá-la em oportunidade de crescimento e novos negócios”, destaca Maeoka.

Esse processo de preparação para o atual momento começou em 2014. Enquanto alguns varejistas apostavam alto na Copa, Maeoka reduziu sua rede naquele ano para investir alto em logística, construindo o Centro de Distribuição Nissei no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, onde também funciona a administração central da rede. Isso fez com que no ano seguinte, a Nissei estivesse pronta para crescer, enquanto outras redes começaram a diminuir, frente à crise econômica nacional.

 

Arquivo DC

Áreas de conveniências começam a ser ampliadas nas lojas para oferecer aos clientes o que eles precisam no seu dia a dia.

 

Uma história de lutas

Hoje, quem vê a marca Nissei tão forte e bem estabelecida, com mais de 230 lojas espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, não imagina a dificuldade dos primeiros anos. A empresa nasceu em 1986, com uma pequena farmácia de 40 metros quadrados. “Quase quebrei umas dez vezes, mas com persistência, dedicação e apoio da minha família, consegui superar cada um dos obstáculos que se apresentaram na minha vida”, destaca Sérgio Maeoka.

Em 1991, ele já inaugurou sua segunda farmácia em Curitiba e, dois anos depois, mais outra. Em 1998, já eram 30 lojas da marca. A expansão para o interior do Paraná veio nos anos 2000, com farmácias em Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Paranaguá. Em 2005, com 60 lojas, a rede se consolidou como líder do mercado paranaense, posição que ocupa até hoje.

Cinco anos depois, foi a vez de atender aos catarinenses, iniciando pelas cidades de Joinville e Itajaí. Em 2012, a Nissei entrou no mercado paulista, inicialmente, com lojas Lins, Bauru e Marília. Atualmente, são mais de 230 lojas com expectativa de chegar a 250 até o fim de 2016.

“Foi uma longa jornada, com altos e baixos. Colhemos os frutos de todo o trabalho desenvolvido e, hoje, estamos com crescimento anual de cerca de 15%”, comemora Maeoka nos 30 anos da Nissei.

Valorização do Idoso

Um dos grandes valores da cultura japonesa é, sem dúvida, o respeito e a valorização dos ancestrais e das pessoas com mais idade. Por isso, em 2002, Maeoka colocou em prática um sonho de oferecer saúde, bem-estar e oportunidades de convivência aos idosos, criando o Clube Nissei da Melhor Idade, o qual já beneficiou mais de 1,2 milhão de pessoas e hoje conta com cerca de 500 mil associados ativos.

Além de ter desconto especial nas lojas, os integrantes do Clube têm acesso a diversas atividades de promoção social e desenvolvimento pessoal. A Nissei investe, aproximadamente, R$ 1 milhão por ano no Clube, posicionando-se como uma das empresas que mais investe no idoso no Brasil.

“O idoso carrega a história da nossa comunidade e a experiência de quem já passou por muitos desafios. É necessário valorizar esse público que, muitas vezes, é colocado à margem da sociedade. Eles têm muito a contribuir e a missão do Clube Nissei é colocá-los como protagonistas”, ressalta Sérgio Maeoka.

 

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