em

Na volta às aulas, universidades estaduais recebem 70 mil alunos

Na UEPG, os 1.900 alunos serão recepcionados pelo reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e pela vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli / Foto: Divulgação

As sete universidades estaduais do Paraná recebem neste mês cerca de 70 mil alunos de graduação, calouros e veteranos, para o início do ano letivo de 2015. Passado o período de matrículas, os alunos devem estar atentos à data exata de início das aulas nas suas respectivas universidades.

Nesta segunda-feira (9) começam as aulas Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em quatro campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar): Campo Mourão, Apucarana, Paranavaí e União da Vitória.

Após o carnaval, no dia 19, recomeçam as atividades para os alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Unespar campus de Paranaguá.

No dia 23 de fevereiro, quatro instituições iniciam o calendário acadêmico: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Unespar Campus Curitiba I e II. Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) as aulas começam no dia 2 de março.

Recepção

Na UEPG, os 1.900 alunos serão recepcionados pelo reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e pela vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli. Em seguida, os alunos seguirão para o espaço de cada curso no Campus Central e Campus Uvaranas, onde participarão de atividades de orientação sobre a vida na universidade.

Na UEM, as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e a de Ensino estão preparando uma recepção especial aos 2 mil calouros de 2015. A atividade será desenvolvida em parceria com a prefeitura da cidade e tem como tema “um mundo melhor começa com você”. Haverá ações lúdicas, artísticas e esportivas com palestras e mesas redondas. O intuito é familiarizar os novos alunos com o ambiente universitário e comunitário desde o primeiro dia de aula.

Solidária

A recepção aos 3.090 alunos ingressantes da UEL será marcada pela “Semana da Recepção Cidadã e Solidária”, do “Prêmio Boas Práticas Solidárias” e da “2ª Semana Pedagógica de Docentes da UEL”.

A primeira atividade vai reforçar o incentivo ao “trote solidário”, visando o combate efetivo às atitudes violentas e desrespeitosas junto aos alunos ingressantes.

Além da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), os Colegiados dos cursos de graduação, Centros de Estudos, juntamente com os estudantes do 2º ano dos cursos vão promover, em parceria com o Hemocentro Regional de Londrina, a doação de sangue como parte das atividades de recepção aos alunos ingressantes, dentro da “Gincana Solidária de Doação de Sangue”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.