23 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Na Bahia, vídeo mostra reitor expulsando aluna por racismo


Por Da Redação Publicado 22/09/2022 às 18h37 Atualizado 20/02/2026 às 21h56
Ouvir: 00:00
Publicação fez estudante ser expulsa de Centro Universitário; conta foi excluída. Imagem: Reprodução

Um vídeo publicado nas redes sociais nesta semana mostra o reitor da UNIFAN, da Bahia, anunciando a expulsão de uma estudante por publicação racista. O caso tem semelhança com o registrado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), também nesta semana.

Na Bahia, o anúncio da expulsão aconteceu na noite de terça-feira (20). A aluna, que cursava o sétimo semestre do curso de Direito, fez a seguinte publicação no último dia 14: “odeio Lula pq ele inventou o fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”. Um seguidor da estudante respondeu: “um monte ** *****”. Em seguida, a acadêmica respondeu ao comentário: “preto ou pobre?”.

Assim como os acadêmicos da UEPG querem fazer nos próximos dias, os estudantes da UNIFAN se reuniram em frente à instituição e pediram a expulsão da aluna, que teve o perfil do Twitter excluído dias após a publicação.

Nesta semana, após reunião de diretores, o discurso do reitor foi filmado e acompanhado por centenas de alunos do Centro Universitário. Veja abaixo.

“Todo o conselho se reuniu pela manhã e pela tarde para discutir. Já foram tomadas as medidas, e a aluna não faz parte mais da instituição”, declarou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.