Um dos itens integrantes do Plano Diretor de Ponta Grossa diz respeito ao sistema viário do município. Vigentes desde de 1992, as diretrizes precisam ser atualizadas, e algumas iniciativas já estão sendo discutidas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) e também pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).
Entre as medidas estudadas estão propostas como a eliminação do Terminal Central, alterando o sistema para miniterminais. Outra alteração no transporte público seria a possibilidade do uso temporal do bilhete eletrônico, que permitiria o usuário a fazer mais de um percurso de ônibus, durante um determinado intervalo de tempo, com apenas uma passagem.
Uma das políticas de modernização das políticas do sistema viário, atendendo a uma diretriz do Governo Federal, deve ser a priorização do transporte público e formas alternativas de locomoção (bicicleta, entre elas), em detrimento a carros e motocicletas.
O sistema viário também discute a solução para eixos viários considerados fundamentais para o fluxo da população, para as regiões de Uvaranas, Nova Rússia, Oficinas, Ronda e Santa Paula. Uma das principais discussões sobre este tema diz respeito à busca para uma solução na Carlos Cavalcanti, uma das vias mais movimentadas de Ponta Grossa e que permanece sem definição. “Não é de uma hora para outra que o sistema viário de Ponta Grossa será definido e com alternativas viáveis. Mas a proposta dos miniterminais, por exemplo, me parece interessante, assim como encontrar uma serventia para a Carlos Cavalcanti e outros eixos da cidade”, analisa o engenheiro civil Fábio Wilson Dias, diretor de comunicação e mídia da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa.