em

Moradores investem em sistemas de captação de água das chuvas

Investir em sistemas de captação e armazenamento de água das chuvas é um bom exemplo de preocupação com o meio ambiente, além de ser um grande aliado no processo de economia da água potável.

A arquiteta urbanista, Zircélia Bruginski Turra, está à frente de projetos em Ponta Grossa onde não há desperdício de água. Em uma casa que está em construção no condomínio Spazio Verde estão sendo utilizadas duas cisternas. Uma delas tem capacidade para armazenar 3,2 mil litros de água proveniente das chuvas. O processo de implantação na residência foi bastante rápido e o investimento relativamente baixo, diante do benefício para o proprietário.

Segundo ela, a água armazenada pode ser utilizada para a máquina de lavar roupa, bem como para o sistema sanitário (descargas). Já uma segunda cisterna foi preparada para receber justamente a água usada na máquina de lavar e a dos lavatórios (chuveiro). É o chamado reuso da água.

Neste caso, explica a arquiteta, a água das chuvas que já foi utilizada será reutilizada, mas, para tanto, é preciso passar por filtros antes de ir para a cisterna. Um deles é composto por pedra, areia e terra. O processo conta com ajuda da natureza, onde plantas macrófitas são plantadas m uma espécie de jardim se alimentam de bactérias, o que ajuda no processo de filtragem. Há ainda um último filtro de carvão ativado para então a água seguir para as torneiras, mas para ser usada na lavagem de carros, nas calçadas e rega de jardim. “Esta água de reuso não tem cheiro, mas um pouco de coloração”, explica. Juntas, as duas cisternas têm capacidade para 11,4 mil litros de água e o investimento foi de aproximadamente R$ 10 mil. O valor gasto tem relação com a capacidade das cisternas.

Em outra casa na Colina dos Frades o morador também optou pelas cisternas, tanto para captação da água das chuvas quanto para o reuso. É delas que vem a água inclusive para manter a piscina. A economia obtida representa o pagamento da taxa mínima de água todos os meses para a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Leia mais na edição impressa

Zircélia: cisternas para reuso da água trazem economia significativa

Foto: Fábio Matavelli

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.