em

Ministro do Turismo divulga redução no IRRF

Divulgação

O mês de fevereiro começou com uma bomba para as principais agências de turismo e intercâmbio do país. Uma taxa de 25% no IRRF sobre remessas ao exterior foi anunciada, trazendo muitas preocupações às empresas e aos consumidores, que teriam um aumento nos pacotes de turismo e outros serviços.

No entanto, logo após alguns dias da medida anunciada, já era esperado que a presidenta Dilma Roussef assinasse uma redução no valor de 25%, que poderia chegar a 33% com todos os encargos, para 6%, que chega a 6,38% e se iguala aos impostos cobrados em cartões de crédito, cartões pré-pago e outras maneiras de levar dinheiro para o exterior.

O anúncio da redução chegou nesta semana pelas redes sociais do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

 

Imposto sobre a remessa de dinheiro enviada ao exterior não é novo

Apesar da preocupação de diversos setores em relação a essa nova taxa, a ideia não é um projeto novo. Por muito tempo essa modalidade não tinha nenhuma cobrança, o que tornou econômico e prático o pagamento de pacotes de turismo combinados entre hospedagem, transportes e outras necessidades dos turistas. A cobrança da alíquota de 25%, entretanto, preocupou o setor e os viajantes, que viram possíveis aumentos nos preços e o provável desaquecimento da área.

A cobrança de apenas 6%, mesmo que possa ser expandida para 6,38%, poderá manter o interesse dos consumidores nestes pacotes, seja de turismo ou de intercâmbio. A medida, entretanto, ainda precisa de votação do Congresso, visto que foi assinada pela presidenta apenas como uma Medida Provisória.

Intercâmbios ainda podem ter isenções

Apesar de muitos pacotes de intercâmbios sofrerem alterações em seu valor, a expectativa de consumidores e das próprias agências é que as condições se mantenham. A nova cobrança estipula isenção da alíquota nos casos de viagens por motivos de saúde ou educação, proporcionando que os preços continuem mais baixos e atraentes.

Ou seja, mesmo com a nova cobrança, as viagens de intercâmbio por parte de estudantes continua sendo não apenas uma maneira de expandir os conhecimentos, mas também de manter o setor de turismo aquecido.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.