em

Ministro da Agricultura participa de fórum em Castro

No próximo dia 1° de junho, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, estará no Moinho Castrolanda, em Castro, participando do Fórum Mais Milho. O evento é uma promoção da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (Aprosmat) e Canal Rural.

De acordo com um dos organizadores do evento, Paulo Bortolini, o governador Beto Richa, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, o secretário de

Estado de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, e o Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso, Nilson Leitão, estarão presentes, além dos presidentes do Porto de Paranaguá, da Ferroeste, da Ocepar e da Faep. Todos participarão de uma visita à Alegra, Cargill e Evonik.

Segundo Paulo, serão realizados três painéis, onde o foco será o milho, com destaque para a agregação de valor tradicional (alimentação animal) e industrial. Enquanto a direção da Cargill falará sobre agregação do valor industrial, o ministro apontará a agregação de valor no País.

Também serão abordados temas como política de longo prazo para o milho e infraestrutura e logística. Este último assunto contará com o envolvimento do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho e representantes da Ferroeste e do Porto de Paranaguá.

Ao longo deste ano, o Fórum acontece também no Mato Grosso e no Rio Grande do Sul. Podem participar produtores de milho e profissionais ligados à cadeia produtiva.

As inscrições podem ser feitas no site da Abramilho. O evento acontecerá das 13h30 às 18 horas.

Safra

Na safra 2014/2015 (primeira), Castro destinou 14.500 hectares ao plantio do milho e colheu 145 mil toneladas. A produtividade alcançada foi de 10 mil quilos por hectare. Na safrinha foram plantados 650 hectares, com rendimento de seis mil quilos por hectare, o que resultou em 3.900 toneladas. Os números constam no boletim do Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab.

Produtores de Castro debaterão sobre o mercado de milho

Foto: Arquivo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.