em

Menino de oito anos de Ponta Grossa faz curso de tecnologia em Boston

Murilo participará de cursos de programação e de robótica durante duas semanas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts

O período de férias será de muito aprendizado para Murilo Maeda Kataoka, de oito anos de idade. Ele passará duas semanas em Boston e fará dois cursos no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) durante um Summer Camp (Acampamento de Verão) ID Tech, de tecnologia, área pela qual o garoto é apaixonado.

Há seis meses, quando Murilo demonstrou interesse em participar de um acampamento nos Estados Unidos, Lucimara Maeda, mãe dele e de Lucas, 6, começou a planejar a viagem para um Camp, em Boston, pois segundo Lucimara, lá ele terá oportunidade de desenvolver a oralidade da maneira mais natural possível, brincar, conhecer a cultura do país e ter contato com crianças nativas e com o sistema de ensino americano. Murilo, já está acostumado com a língua estrangeira e revela que prefere ler livros em inglês, do que em português, pois o conteúdo é mais interessante.

Murilo e Lucas começaram a estudar inglês desde dois anos e meio, em casa. Os dois foram alfabetizados em inglês e em português. Além disso, há quase três anos, eles frequentam o Day Care, centro de aprendizagem bilíngue. “A gente nunca pode olhar uma criança e limitar o potencial dela. Você não quer teu filho preparado para competir com o melhor da sua cidade, você quer teu filho preparado para competir com o melhor do mundo”, declara Regina Shibuta, professora do Murilo e proprietária do centro de aprendizagem.

Foto: Nicoly França
Os dois irmãos, Murilo (esquerda) e Lucas(direita), participarão de acampamentos nos EUA.

O aprendizado, que fez com que Murilo estivesse preparado hoje para realizar um Summer Camp no MIT, depende muito da dedicação da sua mãe e também do seu pai, Nilo Kataoka, eles se dispuseram a acompanhar e trabalhar em cada aspecto relacionado ao desenvolvimento dos filhos. “Depois que ele [o pai] começou a ver o resultado da estimulação das crianças, ele se tornou muito parceiro. Ele diz que os filhos com certeza terão mais oportunidades que ele teve”, conta a mãe.

Não é só o Murilo que vai aprender durante a viagem, o seu irmão, Lucas, vai fazer Day Camp, um curso de uma semana no Museu de Belas Artes, com contação de histórias, mitos, folclore, teatro. E diferente do Summer Camp, que é das 9h às 17h, esse é das 13h às 16h e com o acompanhamento de um adulto, no caso, a mãe.

Os dois meninos estão ansiosos e contando os dias para a viagem. “Eu estou ansioso, é uma nova experiência, porque eu nunca fui em um Summer Camp, vai ser muito legal”, diz Murilo. “Eu vou num museu de arte e eu vou aprender novas histórias, vai ser bem legal, eu vou fazer novos amigos”. Para Lucimara, o objetivo é que eles aproveitem ao máximo a viagem. “Não é uma experiência, é uma vivência”, completa.

“Me sinto feliz de participar desse processo, ela [Lucimara] tem isso planejado desde que eles nasceram, essa educação para eles desenvolverem o melhor, o potencial máximo mesmo. Você sente tanto nela, quanto nas crianças, que é prazeroso. Não foi passe de mágica, é um processo”, enfatiza Regina.

Sobre o Summer Camp:

O primeiro curso começa no dia 20 e vai até dia 24 e o outro vai de 27 a 31. A família viaja no dia 16. No ID Tech do MIT de Programação, as crianças aprendem a programar através do programa Scratch, desenvolvido especialmente para que os pequenos.  O segundo curso é o de Robótica, que utiliza um programa da Lego. As aulas de laboratório são alternadas às aulas ao ar livre. É de 7 a 9 anos, como Murilo tem 8 e 9 meses, Lucimara acredita que ele fique mais seguro, por estar entre os mais velhos da turma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.