em

Meditação e respiração resolvem ansiedade e falta de concentração no trabalho

Problemas como stress, crises, discussões e ansiedade são questões que fazem parte do cotidiano de vários profissionais no ambiente corporativo. O grau de responsabilidade na execução de determinadas tarefas, como falar em público ou participar de uma reunião importante podem intensificar esses sintomas. Jonas Masetti, mestre em Vedanta – técnica indiana que propõe uma mudança cognitiva da visão sobre o mundo e de si mesmo, buscando o autoconhecimento – explica algumas técnicas simples de respiração e meditação que podem ser feitas no ambiente de trabalho e ajudam a amenizar esses males. Segundo Jonas, na hora de fazer uma apresentação em público, há dois exercícios que podem ser feitos: o de respiração que faz com que a ansiedade da pessoa diminua e o de meditação de foco em que o profissional analisa seus medos internos, possíveis decepções e críticas.

Uma vez vivenciadas as dificuldades, anteriormente à reunião, a pessoa não passará por esse medo novamente, por já ter se conscientizado dele previamente e tê-lo superado. "É importante ressaltar que o exercício de meditação de relaxamento não é indicado nestes casos, pois diminui a eficiência e a rapidez de pensamento", destaca o mestre do Instituto Vedanta Life (https://www.vedanta.life).Uma outra situação comum no ambiente corporativo são os desentendimentos que podem acontecer entre colegas de trabalho ou uma discussão com o chefe. Nestes casos, Masetti diz que o mais aconselhável é o exercício emocional, em que a pessoa processa seus sentimentos ruins e aprende a comunicar de forma correta e positiva sua decepção, externalizando seu ponto de vista pacificamente. "Vivenciar aquela situação desagradável e poder demonstrar suas emoções, sem agredir os outros, livra a mente do acúmulo e da somatização de mágoas que, muitas vezes, acarreta em doenças futuras", alerta.

Caso o profissional esteja desatento e perdendo a concentração no trabalho, o mestre em Vedanta destaca a importância de ter uma mente sã para obter mais foco nas atividades profissionais. "É necessário entender as vontades da nossa mente para que exista uma harmonização entre nossas obrigações x nosso lazer. Saber que após aquele longo dia de trabalho, você irá ao cinema ou terá um jantar com os amigos, por exemplo, faz a mente se focar nas tarefas durante o dia, pois haverá uma compensação para todo esse esforço no final, uma recompensa. Valorize períodos de lazer", aconselha Masetti. Dessa forma, as crises no trabalho podem ser amenizadas com a meditação, para que o profissional reorganize suas ideias e volte ao seu eixo. E os intervalos, como a pausa para tomar café ou bater papo com um colega, devem ser aproveitados para os exercícios de respiração, que melhoram a ansiedade.

Além disso, Masetti destaca que a prática da Vedanta precisa ser trabalhada por meio de palestras, cursos ou aulas, para o desenvolvimento de técnicas que ajudem as pessoas no processo do autoconhecimento. "A iniciativa de se praticar a meditação e a respiração no trabalho é muito válida, mas replicar este conhecimento às pessoas, mostrando que a prática não fica só no ambiente profissional, mas pode ser também utilizado na família, em casa etc. é o que fará diferença em sua vida, se tornando uma experiência única e pessoal", finaliza o mestre.

(Foto: reprodução pixabay.com)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.