em

Mais de 150 atletas participam de etapa do Circuito Sesc de Xadrez em PG

Mais de 150 atletas participaram da etapa Ponta Grossa do Circuito Sesc de Xadrez. A competição foi realizada em parceria com a Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar). Na manhã de sábado (05) foram realizadas partidas do sub-08 e sub-10, enquanto à tarde aconteceram os jogos do sub-12 ao sub-20, além do absoluto – categoria que não tem limite de idade e que era a única com taxa de inscrição, no valor de R$ 20.

Pela primeira vez este circuito de xadrez percorre todas as cidades do Estado que possuem sede do Serviço Social do Comércio. Em 2018, um projeto-piloto em apenas seis unidades deu forma ao evento atual, que tem como proposta estimular o caráter competitivo ao mesmo tempo que enfatiza a importância do esporte no lado social e para o lazer. “Desenvolve a parte cognitiva, respeito às regras e ao adversário. Cada um consegue montar a sua estratégia para tentar vencer a partida”, explica Gustavo Lemos Campos Sousa, técnico de atividades de esportes do Sesc.

Os enxadristas utilizam a participação em vários torneios como uma forma de treinamento. Anderson Nunes da Silva tem 15 anos e joga desde os oito. Ele já foi premiado em vários torneios regionais e nacionais e compete na categoria absoluto com adversários mais velhos. Sobre o Circuito Sesc, ele ressalta que é interessante tecnicamente, visto que "junta vários jogadores de nível forte, e é bom para ter ritmo de jogo e testar estratégias”.

O xadrez desenvolve a parte do raciocínio lógico e outras estratégias que a pessoa consegue levar para o dia a dia. A competidora da sub-16, Priscila Jardim Strack de Almeida, aborda que o esporte ajuda na concentração na escola e a desenvolver persistência. “Eu acho importante os pequenininhos começarem cedo para aprender a perder e não desistir. Não é porque você perdeu que deve desistir”.

O objetivo do Circuito Sesc de Xadrez é incentivar a iniciação na modalidade. Alguns enxadristas, por exemplo, participaram de etapas em Guarapuava e outras cidades do estado. “Um evento como este propicia a crianças e jovens de várias faixas etárias condições para poder participar de um torneio organizado pelas regras internacionais, e em um nível de dificuldade alto”, explica Lucas Silvestre Borges, coordenador e vice-presidente administrativo da Fexpar.

Ainda haverá oito fases em outras cidades do Paraná até dezembro para fechar o torneio de 2019. A próxima será em Apucarana, no dia 26 de outubro. Não é obrigatória a participação, porém cada etapa vale pontos para a classificação final. Os 10 primeiros colocados do circuito receberão uma premiação relacionada à cada categoria. Para 2020, a Fexpar e o Sesc pretendem realizar um torneio simultâneo de caráter nacional.

Para se inscrever nas outras etapas acesse o link: http://fexpar.com.br/circuito-sesc-de-xadrez-2019/

Os campeões de cada categoria foram:

 

Sub-08 masculino: Lucas Galvan Calçada, e feminino, Alana Emanuele Alves de Oliveira.

Sub-10 masculino: Marcelo Emanuel Shafranski, e feminino, Maria Julia Rodrigues da Silva.

Sub-12 masculino: Davi Moreira Camargo, e feminino, Ana Lia Greboji.

Sub-14 masculino: Leonardo Hisao Herai Borges, e feminino, Maria Eduarda Delfrate.

Sub-16 masculino: João Vitor Delfrate, e feminino, Priscila Jardim Strack de Almeida.

Sub-18 masculino: Wesley Matheus Neves, e feminino, Lívia Serpe Nascimento.

Categoria absoluto masculino: Anderson Lemes da Silva

Categoria absoluto feminino: Yasmin Schafranski.

 

A listagem completa pode ser acessada no link: http://chess-results.com/tnr474155.aspx?lan=10&art=4

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.