em

Maior parte dos candidatos é de homens e com ensino médio

Arquivo DC
Câmara de PG saberá quem serão os 23 vereadores para os próximos quatro anos

 

Mais de 500 candidatos disputam 23 vagas para o Legislativo em Ponta Grossa, destes, apenas três não tentam renovar seus mandatos em 2016. Dos mais de 500 candidatos a uma vaga na Câmara, o DEM e o PSDC são os partidos que mais têm postulantes: 35 candidatos cada um.

Pelos números do TSE, a maior parte dos concorrentes tem ensino médio completo, com 33,27% dos concorrentes declarando este grau de escolaridade. Candidatos com ensino superior somam 28,82%, enquanto que os com ensino fundamental completo são 13,15%. Dois candidatos a vereador se declararam analfabetos. O bloco etário com maior representatividade é na faixa etária de 45 a 49 anos (16,36% dos candidatos), sendo 161 mulheres e 346 homens.

Ao contrário das eleições majoritárias (prefeito, governador, senador e presidente), em que se elege o mais votado, no caso dos proporcionais a vitória depende do cálculo dos quocientes eleitoral e partidário. O quociente eleitoral é o resultado da divisão do número de votos válidos (desconsiderados os nulos e brancos) pelo total de lugares disponíveis no Legislativo. Para cálculo do quociente partidário, divide-se o número de votos obtidos por partido ou coligação, pelo quociente eleitoral, chegando-se ao número de vagas a que cada coligação tem direito. Agora, soma-se a isso o fato de que somente os candidatos com mais de 10% do quociente eleitoral serão eleitos.

Por exemplo: nas últimas eleições municipais, o quociente eleitoral em Ponta Grossa foi de 7546,8 e se aplicada a nova regra, além do quociente eleitoral de sua coligação, o candidato teria que ter pelo menos 754 votos para poder ser eleito.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.