em

Limpeza constante de ar-condicionado ajuda a combater o mosquito

As ações preventivas contra a dengue, zika e chikungunya, se aplicadas corretamente, auxiliam intensamente no combate ao mosquito. Porém, há algumas condições diárias que podem implicar na sua transmissão, sem que saibamos.

Quem possui dispositivos de ar-condicionado deve tomar alguns cuidados. Como por exemplo, não deixar que o reservatório do aparelho portátil fique cheio de água por muito tempo e checá-lo com frequência. Esses cuidados ganharam ainda mais importância desde 2015, devido ao triste surto de microcefalia que está acometendo o país.

Um aparelho de ar-condicionado com manutenção em dia dificulta que o mosquito localize a vítima de sua picada, tornando o ambiente mais seguro em relação às chances de adquirir alguma doença transmissível pelo mosquito, pois a temperatura mais baixa consegue inibi-los, já que o ambiente permanece mais seco, hostil ao mosquito.

“Além de evitar a proliferação do Aedes, a limpeza e manutenção do ar-condicionado evita outras doenças como a Legionário, que é uma pneumonia causada por uma bactéria bem comum nos aparelhos, pois o ar sujo pode aumentar em até 40% o seu consumo de energia”, explica o diretor da Doctor Frio Abraão Barbosa.

Falta de limpeza pode gerar multa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exige que locais públicos com grande circulação de pessoas realize testes periódicos nos aparelhos. Os testes devem ser feitos pela vigilância sanitária dos municípios para certificar que o ar não está contaminado. Em caso de falta de manutenção, a multa pode chegar a R$ 200 mil.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.