em

Lideranças do PSB ‘desmentem’ formação de bloco com PT e PSOL

Depois da divulgação de notícias anunciando de o PT, o PSB e o PSOL teriam formado um bloco de oposição ao governo federal na Câmara dos Deputados, após reunião entre as lideranças dos partidos na terça-feira (22), o PSB divulgou nota nesta quarta-feira (23), em que desmente a formação do bloco. 
Segundo a nota, assinada pelo deputado federal Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara Federal, a única decisão tomada até o momento é a de não apoiar a recondução do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM) ao cargo. Segundo ele, a formação de blocos será objeto de discussão entre a bancada e a direção do Partido ao longo da semana e de deliberação, em reunião na próxima terça-feira (29), em Brasília. "A reunião de ontem [terça-feira, 22]com o PT e o PSOL, faz parte de um diálogo amplo e de um esforço de estruturar um bloco de centro esquerda, a fim de participar da eleição da Mesa e da ocupação de espaços políticos importantes, na Mesa e nas comissões permanentes, com a possível participação destes e de outros partidos, que figuram no espectro do centro político, sem prejuízo da participação do PDT e do PCdoB, com os quais vimos discutindo a formação de um bloco de atuação parlamentar, desde dezembro passado.  Tudo em discussão, pois, não se podendo falar que o PSB adotou qualquer decisão. O faremos em breve, no tempo certo", informa a nota. 
Ao Diário dos Campos, o deputado federal do PSB, Aliel Machado, ressaltou que a decisão final sobre composição de bloco só será tomada na próxima terça e reforçou o  já havia comentado ainda durante a campanha eleitoral. "O que eu acredito e a é a defesa que fazemos na bancada, sendo consenso da maioria, é não defender os extremos. A gente precisa conseguir encontrar uma alternativa para o país com responsabilidade", afirma. Para ele, hoje, tanto PT quanto PSL representariam estes extremos
Até agora, sete deputados já anunciaram candidatura à Presidência da Câmara: Alceu Moreira (MDB-RS), Capitão Augusto (PR-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), JHC (PSB-AL), Kim Kataguiri (DEM-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ). 
O atual presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda não oficializou a candidatura à reeleição, mas já conta com o apoio de 12 siglas para permanecer no cargo, incluindo o PSL, do presidente Jair Bolsonaro. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.