em

Lideranças discutem alternativas para Alagados 

Reunião realizada na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa nesta quarta-feira (17), discutiu a preservação da bacia do Alagados, em especial a região onde se encontra a represa dos Alagados, que vem registrando considerável  diminuição do nível de água. A discussão gira em torno também de melhorias que desenvolvam o turismo naquela região. 
Segundo o vereador Pastor Ezequiel (PRB), o objetivo é que cada órgão envolvido tenha sua parcela de contribuição para promover a melhoria daquela região, promovendo o desassoreamento da represa, além de se criar um parque turístico na região. "Muitas pessoas já passeiam na região, e  a movimentação de ciclistas é grande. Então poderia ser pensada a construção de uma praça, com pista de caminhada, pista de ciclismo", aponta. 
Na ocasião, o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, ressaltou que o problema de diminuição do volume de água nas represas não tem sido um problema verificado somente em Ponta Grossa. "É preciso pensar novas alternativas para estes espaços. Somente vamos conseguir resultados diferentes, se agirmos de forma diferente. Temos um grande desafio daqui para frente, que inclui pensar formas de aumentar o nível de água, desenvolver a região de forma sustentável e com atenção ao turismo", frisa. 
O prefeito Marcelo Rangel destacou que o Alagados tem uma das mais belas paisagens da região e a intenção do Município é promover ações que desenvolvam o turismo, atreladas ao trabalho de preservação ambiental e da melhoria da qualidade de vida das famílias que moram na região. 
Para integrantes da associação de moradores do Alagados, a maior preocupação é com a diminuição do nível de água da represa. Segundo eles, mesmo com o alto volume de chuvas registrado recentemente, não se verifica aumento do nível de água. Nos últimos anos, destacam, a profundidade da represa diminuiu vários metros. "O que estamos fazendo hoje é um pontapé para que possamos pensar em melhorias para o Alagados, que deve resultar em um grande projeto. Estamos fazendo a articulação política para isso, mas o que exatamente será feito vai ser fruto de um trabalho técnico que deve ocorrer na sequência", destaca o deputado estadual Hussein Bakri (PSD). 
Ao final da reunião, foi criado um grupo de trabalho com representantes da Copel, Sanepar, IAP, Secretaria de Meio Ambiente do Município, representantes dos moradores e das associações do Alagados, e o gabinete do deputado Hussein Bakri para dar sequência às ações. 
O encontro, promovido pelo vereador Pastor Ezequiel, contou ainda com a participação da vice-prefeita, Elizabeth Schmidt; do secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros; do diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Everton Luiz da Costa Souza; além de vereadores, representantes da Copel, Sanepar, de associação de moradores do Alagados, Sindicato Rural, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Iate Clube, entre outras lideranças. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.