Menu
em

Júpiter e Terra ficam mais perto nesta quinta-feira

Parque da Ciência Newton Freire Maia - Foto: Ana Pscheidt

Nesta quinta-feira (19), Júpiter e Terra ficam mais perto. Será a maior proximidade neste ano, quando a Lua estará quase cheia. “Teremos o fenômeno da oposição de Júpiter, que, em linhas gerais, significa que o Sol, a Terra e esse planeta estarão alinhados no Sistema Solar”, diz o diretor do Parque Ciência Newton Freire Maia, Anisio Lasievicz.

“Isso produz dois efeitos. O primeiro é que a distância entre Júpiter e a Terra será a menor possível ao longo do ano, e o segundo é que o Sol iluminará totalmente o disco jupteriano. Isso vai fazer com que o planeta fique com um brilho maior que o seu brilho costumeiro, e será muito mais fácil percebê-lo no céu”, explica.

Também nesta quinta-feira, o Parque da Ciência Newton Freire Maia vai promover mais uma edição da série de lives Noites no Parque. O tema será “Agosto Astronômico — Um tour pela Lua e Júpiter”. E se o tempo estiver bom (a previsão é de céu aberto) haverá transmissão em tempo real de imagens dos dois astros, captadas por telescópios.

O Parque da Ciência Newton Freire Maia é um centro de divulgação científica e tecnológica da secretaria estadual da Educação e do Esporte. É localizado no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e recebe cerca de 700 por edição do evento Noite no Parque.

O Parque Vila Velha também promove passeios noturnos para observação do céu.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile