em

Jogos Escolares da Juventude começam hoje em João Pessoa

Arquivo DC

Talita e Mauro representam Ponta Grossa nos escolares

Começam hoje as disputas dos Jogos Escolares da Juventude. Ponta Grossa e região serão representadas por Talita Oliveira e Mauro Ricetti Paes (como técnico) no ciclismo, Guilherme Luz Vieira na natação e a equipe feminina de futsal de Telêmaco Borba.  Os jogos são para atletas de 15 a 17 anos e vão até o dia 15 deste mês, em João Pessoa.

A competição envolve 4.700 pessoas, desses 3.982  são atletas  de 26 estados e do Distrito Federal, disputando 13 modalidades . Os Jogos Escolares são considerados o maior evento esportivo do Brasil. A competição já revelou nomes e consagrou atletas, dos 97 atletas do Time Brasil que participaram dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 no mês passado, 54 passaram pela competição nacional.

Para a equipe de Telêmaco Borba o primeiro objetivo é conquistar a classificação, essa é a primeira vez que o time feminino participa da competição, Telêmaco já enviou o time masculino para a competição. “Iremos com a mesma equipe que foi vice nos Jogos da Juventude. Queremos permanecer na primeira divisão e buscar a classificação, para passa a passo conquistar o título”, ressalta o técnico Anderson Valério.

Apesar de estreantes nos jogos, ele conta que as meninas estão tranquilas devido a experiência. “Elas têm uma grande experiência dentro do esporte, já  participaram da Liga nacional”, conta o técnico.

Guilherme irá disputar as provas de 50 metros e 100 metros borboleta, o técnico Alexandre Pina comenta que participar dos Jogos da Juventude era o objetivo dele desde o início da temporada. “O foco dele foi essa competição, quando ele soube que faria parte da seleção paranaense, começamos a adaptar os treinos dele”, explica Alexandre.

Nos últimos treinos o atleta fez bons tempos e o técnico espera que ele conquiste vaga para a final de campeonato. “Sempre trabalhamos para pegar vaga na final, a conquista de medalhas vamos ver depois. É uma prova curta, que será decidida em detalhes”,  diz o treinador.

Mauro que será técnico da equipe paranaense de ciclismo acredita que o grupo terá boas condições para conquistar medalhas. “A equipe tem condições de trazer medalhas, vejo pelo nível dos atletas que temos chances de voltar com seis medalhas, acredito que pelo menos duas no feminino e duas no masculino, seis é um sonho que é possível. A cor delas depende da condição dos atletas no dia”, explica Mauro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.