em

Irati forma alunos no Proerd

Divulgação

 

Cerca de 370 alunos receberam o certificado do programa

 

A formatura do Programa Educacional de Combate as Drogas e a Violência (Proerd) para 370 alunos, de 11 escolas municipais de Irati, aconteceu ontem na Associação dos Servidores Municipais de Irati. São estudantes do 5° ano do ensino fundamental, que tiveram 11 encontros, onde foram abordadas lições de defesa a todos os tipos de drogas e violência.

O Proerd é um programa educacional que envolve a parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar, desde 2002, formando inúmeras turmas em quase dez anos de trabalho. A secretária de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, destaca a importância do trabalho conjunto. “É mais uma forma de ajudarmos na formação das crianças, para que ela possa dizer não na hora certa, que ela possa ser uma sementinha, para que depois possa pensar e refletir sobre o que foi trabalhado em sala de aula e que isso ela também leve para a vida dela. Temos a alegria de poder contribuir para formação da criança, através de parcerias que junto com a escola nos ajudam a desempenhar esse papel para nossos alunos”, relata Claudia.

Vale ressaltar que existem três tipos de violência, a física, a verbal e a psicológica. Portanto, o programa oferece orientações sobre o bullying, violência doméstica, pedofilia, etc. O instrutor municipal e policial militar do Proerd, cabo Xavier, conta que os verdadeiros policiais são os pais. “Vale lembrar que os pais são as primeiras pessoas a identificar sobre as mudanças de comportamento nos jovens. Em nossos encontros, nós ensinamos aos alunos a criar mecanismos de defesa, para que saibam os males causados pelas drogas e pelos diversos tipos de violência. Lógico que todo cidadão tem o direito de escolha, porém, com esse conhecimento eles poderão fazer essa escolha conhecendo os prejuízos causados por suas ações”, explica Xavier. (Das Assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.