em

IPTU sofrerá reajuste da inflação em 2018

Com a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) postergada para 2019, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Ponta Grossa não irá sofrer aumentos em 2018. O município confirmou que em 2018 irá repetir com o tributo imobiliário o procedimento adotado em anos anteriores, de apenas reajustar as alíquotas de acordo com a inflação.

“A pretensão é promover essa atualização da Planta Genérica de Valores em 2018, para que talvez em 2019 aconteça essa correção. Para o ano que vem está descartado qualquer aumento, apenas a correção da inflação”, assegura Cláudio Grokoviski, secretário de Gestão Financeira.

“A revisão da Planta Genérica será realizada de forma gradual, não temos a pretensão de revisar estes valores já no próximo ano. Temos sensibilidade com a situação econômica do país e pela qual a população passa nesse momento. A PGV está bastante defasada, mas não podemos ignorar o atual cenário econômico. Em 2018, o reajuste no IPTU será apenas o acumulado da inflação, de forma que não impacte muito bruscamente nos orçamentos familiares”, complementa o secretário de Governo, Maurício Silva.

O último aumento real de IPTU em Ponta Grossa ocorreu em 2013. Nos anos seguintes, o município adotou o sistema de georreferenciamento, que corrigiu dados de alguns imóveis, por meio de fotografias aéreas, e que resultou em reajustes em determinados prédios e residências.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.