em

Indústria do PR tem pior novembro em seis anos

A indústria paranaense vendeu 9,5% menos em novembro de 2014 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foi o novembro mais fraco para o setor industrial nos últimos seis anos, conforme revela a pesquisa Indicadores Conjunturais, divulgada ontem pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Dos 18 gêneros pesquisados, 13 tiveram variação negativa. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, a retração ficou em 6,71% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“No mês de novembro começa tradicionalmente o período de baixa atividade da indústria paranaense e neste ano o declínio foi mais acentuado”, afirma o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt. “É a maior queda desde novembro de 2008, quando eclodiu a crise financeira nos Estados Unidos”, afirma. Schmitt lembra que entre 2009 e 2013, as quedas oscilaram entre 0,29% (em 2010) e 2,44% (em 2009), indicando que a crise atual da indústria paranaense é significativa.

O economista observa que a leve recuperação havida em setembro e outubro dissipou-se em novembro. “A forte queda das horas trabalhadas (6,27%) e da utilização de capacidade instalada (cinco pontos inferiores aos registrados em novembro de 2013) definem que 2014 foi o ano de maior redução de atividade desde 2003”, acredita o economista da Fiep.

De acordo com a pesquisa, dois dos três gêneros de maior participação relativa na indústria paranaense apresentaram queda em novembro: alimentos e bebidas (17,58%) e refino de petróleo e produção de álcool (10,93%).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.