em

Frísia consolida expansão para o Norte do Brasil

A Frísia Cooperativa Agroindustrial implantou um entreposto de recebimento de grãos em Paraíso do Tocantins, município localizado a 63 km de Palmas. O empreendimento, que tem capacidade para armazenar 28 mil toneladas de grãos, serve para atender pequenos e médios agricultores da região. O entreposto gera segurança e implementa a logística de escoamento dos grãos, já que está a 23 km dos terminais ferroviários de Palmas, que levam a produção para os portos.

“A presença no Tocantins é parte do projeto ‘Novas Fronteiras’, que tem no entreposto um primeiro movimento para a expansão da cooperativa em áreas de estabilidade climática e possibilidade de aumento da produtividade”, afirma o presidente da Frísia, Renato Greidanus.

O investimento realizado pela Frísia na região começou há três anos com a aquisição de uma área de 200 hectares. Nessa propriedade (Fazenda Santa Maria) foi instalado o entreposto, que teve as atividades iniciadas em abril deste ano. Desde então já foram armazenadas 14 mil toneladas de soja e, atualmente, na safrinha de milho, a expectativa é de estocar 16 mil toneladas.

Com capacidade total de 28 mil toneladas de grãos, o entreposto foi projetado para duplicar a capacidade, chegando a 56 mil toneladas. Ele é constituído de quatro silos, de sete mil toneladas cada; um secador para 150 toneladas por hora; um tombador para descarga dos caminhões; duas moegas para recebimento dos grãos; e uma unidade administrativa. O objetivo é atender produtores que possuam áreas de 300 a 500 hectares, que ficam protegidas de qualquer oscilação climática ou da exposição ao sol.

Para o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (OCB/TO), Ricardo Khouri, a presença da Frísia vem honrar o sistema cooperativista, visto o trabalho de excelência em gestão e organização do quadro social. “A OCB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo estão à disposição dessa importante iniciativa que traz significativo impulso no desenvolvimento do Tocantins”.

Divulgação
Representantes da Frísia estiveram no Tocantins nesta terça-feira (21).

Produção

Tocantins aumentou sua produção em 240% e a área plantada em 180% na última década, tornando-se referência na região na produção de soja, milho, arroz e feijão. Entretanto, ao passo que possui um potencial gigantesco, tem um déficit de armazenamento de quase três milhões de toneladas. “A presença da Frísia veio para auxiliar na redução desse número e garantir aos produtores tranquilidade para produzirem”, destaca Greidanus.

Atualmente, Tocantins tem mais de 1,2 milhão de hectares de área plantada, com uma produção de 4,3 milhões de toneladas e capacidade estática de armazenamento de 1,3 milhão de toneladas, ou seja, conta com uma capacidade de armazenamento de 30% de sua produção total anual.

É terceiro maior produtor de arroz irrigado do Brasil, mas tem na soja sua principal cultura. Na safra 2014/2015, foram produzidas 2,4 milhões de toneladas de soja, seguido de milho (1 milhão) e arroz (605 mil toneladas).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.