em

ExpoFrísia traz soluções para otimizar produção

Foto: Arquivo DC

A ExpoFrísia 2016 apresentará, por meio de palestras, expositores e julgamentos, temas como o alto índice de produtividade por animal, redução de custos na produção de leite para gado semiconfinado e confinado, soluções para grandes, médias e pequenas áreas e aprimoramento genético. A exposição, promovida pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, ocorre entre os dias 27 e 29 de abril e tem, entre seus objetivos, garantir o fortalecimento da cadeia do leite.

Sérgio Chuber possui uma propriedade de 2,4 hectares, que são utilizados para pastagem, e mais um hectare arrendado, no qual faz silagem de milho, em Prudentópolis (PR). Nesta área ele cria 28 animais da raça holandesa, dos quais 12 estão em período de lactação. Em 2015 0 produtor obteve média de produtividade semelhante à de animais criados em confinamento, de 35 litros por cabeça/dia. No total, entregou para a Frísia o volume de 95.222 litros.

O gado se alimenta principalmente de pasto no verão e, em períodos mais frios, de silagem. “Cuido do pasto como se fosse uma lavoura, realizo análises com frequência e adubagem”, comenta Chuber, que também considera importante trabalhar com uma boa genética para obter alta produção. “Comprei a base do rebanho em Carambeí e hoje trabalho com o Catálogo de Touros, uma seleção de sêmens que é oferecida pela intercooperação”.

Para o produtor, a ExpoFrísia auxilia no desenvolvimento do rebanho. “Conseguimos acompanhar as novidades do setor e a exposição funciona como se fosse um termômetro. É interessante ir ao evento e comparar a qualidade genética e produtiva da minha criação com a de outros produtores”.

Sandra e Pedro Pastuch também acreditam que a feira estimula fortalecimento da cadeia leiteira da região. “Dá uma perspectiva de futuro, possibilita termos mais acesso a novas tecnologias”, destaca Pedro.

O casal tem uma propriedade de dez hectares em Prudentópolis (PR) e cria 30 vacas Jersey, das quais 16 em período de lactação, em uma pastagem de cinco hectares. Conseguem um elevado índice de qualidade – média dos últimos 3 meses: gordura (4,27%), proteína (3,35%), contagem bacteriana (4.900) e células somáticas (149.000) – e produção, de 20 litros/dia por animal, próxima a de muitos confinamentos de gado Jersey. “No acompanhamento realizado pela Frísia, estamos sempre entre os dez primeiros em qualidade”, completa Sandra.

Atrações

Os 15 mil visitantes esperados para a exposição poderão conferir, no primeiro dia, a Abertura Oficial, o Clube de Bezerras, o lançamento do 3º Catálogo de Touros da Intercooperação e palestras técnicas nas áreas de bovinocultura de leite, suinocultura e agricultura.

O professor da Esalq/USP, Paulo Machado, explicará como funciona o Projeto de Gestão da Fazenda Frísia, utilizando o Sistema MDA. Para quem se interessa por agronegócio, o professor e doutor em Administração da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves fará um parâmetro do mercado atual. Clóvis de Barros de Filho, um dos mais requisitados palestrantes do país, comparecerá ao evento com uma palestra motivacional.

Nos dias 28 e 29, as atrações principais são os julgamentos das raças Jersey, Holandês Vermelho e Branco e Holandês Preto e Branco na pista do pavilhão de exposições. Nos três dias de exposição, dezenas de expositores apresentam novidades do mercado.

ExpoFrísia

A ExpoFrísia 2016 reúne o que há de mais moderno e inovador na produção leiteira e em grãos. São aproximadamente 15 mil pessoas que visitam o evento para acompanhar palestras técnicas, julgamentos e o Clube de Bezerras. A feira é organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial no município de Carambeí, na região dos Campos Gerais.

ExpoFrísia tem programação divulgada

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.