em

ExpoFrísia 2017 surpreende visitantes e expositores

Terminou no sábado (29), a ExpoFrísia 2017, feira nacionalmente conhecida por estimular a troca de experiência entre cooperados, empresários e produtores da região. Nesta edição estiveram presentes mais de 40 expositores, demonstrando 239 animais da raça Holandês Preto e Branco e 93 animais da raça Holandês Vermelho e Branco. Um público de aproximadamente 12 mil pessoas visitou estandes das indústrias de máquinas e implementos agrícolas, e participou de julgamentos de raças e apresentação de animais de alto padrão.

A Feira, que está em sua 12ª edição, já se consolidou como referência e sinônimo de genética de qualidade do gado leiteiro e pelas apresentações de  alto índice de produtividade das raças Holandesas. A ExpoFrísia é uma mostra privilegiada da excelência na produção de leite e da genética dessas raças, com a realização de julgamentos e negócios de sêmen e matrizes, comprovando o alto nível do plantel da região e, consequentemente, da produtividade leiteira. Um dos assuntos mais discutidos pelos produtores foi o sistema de ordenha robotizada apresentada por um expositor.

Durante abertura foi reafirmada a importância do agronegócio paranaense na economia brasileira. Estiveram presentes no evento a diretoria da Frísia Cooperativa Agroindustrial e autoridades públicas. Foram três dias de exposição  e negócios em Carambeí, região dos Campos Gerais responsável pela principal bacia leiteira do país e exemplo por um modelo de cooperativismo bem-sucedido e pelo desenvolvimento assertivo da técnica do plantio direto, implantada na região desde a década de 70.

Balanço

Os dirigentes da Frísia estão satisfeitos com os resultados e já se preparam para a Digital Agro, feira que acontece em junho de 2017. O evento será uma mostra do agronegócio do futuro, com novidades em automação, geolocalização e agricultura de precisão. “A obtenção instantânea de dados pelo produtor rural é responsável por modificar o desempenho produtivo. O agronegócio se tornou digital e é a oportunidade para que o gestor, independentemente do tamanho da propriedade, possa ser inserido no mercado global em igualdade com outros players que já estão nessa realidade”, afirma o presidente da Frísia, Renato Greidanus.

Evento foi marcado por julgamento de animais

Foto: Divulgação/Raul Voorsluys

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.