em

ExpoFrísia começa hoje no Parque Histórico

O Parque Histórico de Carambeí recebe, de hoje até a próxima sexta-feira, a 10ª ExpoFrísia, um dos mais importantes eventos de gado leiteiro do país. A abertura oficial está marcada para esta quarta-feira, às 11 horas, mas antes acontecerá a inauguração do Parque das Águas, às 10 horas, em área em frente ao pavilhão de exposição.

Neste ano, A ExpoFrísia reúne cerca de 400 animais e deverá ser visitada por aproximadamente 15 mil pessoas. Pela programação, serão três dias de julgamento (27 a 29) de bovinos das raças Preto e Branco, Jersey e Vermelho e Branco. Já as palestras técnicas estão marcadas para amanhã, a partir das 8h30. Os temas serão pecuária e suinocultura. O evento trará renomados palestrantes, como o professor doutor Dado Schneider e o engenheiro agrônomo, Ivan Wedekin.

Foco

O cooperativismo será um dos focos da ExpoFrísia 2015. O modelo fez da região uma bacia leiteira e garante a diversificação da produção, moldando-se não apenas no lácteo, mas na carne e no trigo.

Parque

Amanhã, às 10 horas, será inaugurado o Parque das Águas, nova ala museal da Associação Parque Histórico de Carambeí. O espaço construído foi inspirado no Zaanse Schans, parque ambiental holandês, e retratará a relação do holandês com os recursos hídricos.

A ala museal, que reproduz a engenharia das águas, tem a finalidade de ilustrar as soluções holandesas no controle dos fluxos de água para o desenvolvimento sustentável: diques, moinhos, eclusas, pontes, represas, quebra-mares, portos, guindastes e tecnologia limpa.

Na ocasião, será inaugurada a Casa das Águas. Ambiente que representa um típico estaleiro holandês, em seu interior demonstra a relação do holandês com os recursos hídricos, controle dos fluxo das águas e o período das grandes navegações.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos principais temas abordados na ala museal e uma das construções foi dedicada à temática. A Casa da Sustentabilidade, também será inaugurada, foi construída com tijolos ecológicos e coberta com telhas reaproveitadas. A decoração interna conta com materiais reaproveitados. No ambiente tem uma horta orgânica e uma composteira. O espaço tem por finalidade conscientizar os visitantes sobre os conceitos sustentáveis.  (Com Assessorias)

 

Divulgação

Foco da feira em 2015 é o cooperativismo

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.