em

Estado garante apoio aos municípios afetados pela crise

O Governo do Estado vai dar total apoio aos municípios paranaenses para minimizar os efeitos da paralisação dos caminhoneiros, afirmou a governadora Cida Borghetti na terça-feira (29), em reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O encontro ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Na reunião, os prefeitos apresentaram as principais demandas das cidades, a exemplo do desabastecimento de postos de gasolina, bloqueios em estradas, necessidade de escoltas para caminhões carregados de combustível e cargas especiais, além de problemas gerados na cadeia produtiva.

“Estamos trabalhando 24 horas por dia para solucionar essa crise, sempre pautados no diálogo e no bom senso. Já tivemos diversos avanços nos últimos dias, alcançados em reuniões com líderes dos caminhoneiros, e vamos avançar mais ainda nos próximos dias”, disse a governadora.

Cida reforçou que, graças aos esforços do grupo de trabalho criado na Casa Militar do Paraná para discutir as questões relacionadas à paralisação dos caminhoneiros, o abastecimento de combustível em alguns municípios já está sendo normalizado. “Esperamos até o final desta semana regularizar a situação em todo o Paraná. Depois disso, nossos esforços serão focados na questão da cadeia produtiva”, afirmou.

Na terça-feira, 178 caminhões, com cerca de 5,3 milhões de litros de combustível, foram liberados no Estado, segundo a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, do Governo do Estado.

Participação

Para potencializar ainda mais as ações de enfrentamento da crise, a governadora decidiu incluir um representante da AMP no grupo de trabalho de enfrentamento à crise, composto por entidades do governo do Estado, representantes do empresariado e gerenciado pelo chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato.

O coronel Tortato salientou que o trabalho em conjunto com os prefeitos é essencial. “Precisamos de todo o apoio deles, principalmente na interlocução com os manifestantes e na canalização de informações consistentes”, disse, acrescentando que a melhor forma de resolver a crise é o diálogo, e não o uso da força.

Para o presidente da AMP, prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini, a reunião com a governadora foi produtiva. “Ficamos felizes com o que tem sido feito. Agora, queremos colaborar para achar uma solução pacífica para essa crise, que fique boa para todo mundo”, disse ele, ressaltando os avanços do Governo do Estado nos últimos dias.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.