em

Escolas do Paraná vão receber livro sobre alimentação saudável

Cerca de 2,1 mil escolas da rede estadual vão receber o livro “Alimentação Saudável e Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Paraná”, resultado de uma parceria entre o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria estadual da Educação e Pastoral da Criança. O anúncio foi feito ontem, durante o lançamento da publicação, em Curitiba.

Desde 2011, os recursos para a merenda escolar aumentaram e atualmente são fornecidas 1,3 milhão de refeições por dia para os estudantes da rede pública estadual. “O livro faz parte de uma ação de bons resultados na alimentação escolar. Para que o aluno tenha uma refeição de qualidade na escola, há uma dinâmica no processo que envolve fornecedores, agricultores, avaliação nutricional dos estudantes”, destacou o secretário da Educação Paulo Schmidt.

A obra aborda educação alimentar, horta escolar, aproveitamento de alimentos, técnicas de compostagem, conservação de solo, cisternas, aproveitamento de água da chuva, irrigação, proteção de rios, reconhecimento e controle de insetos, agroecologia, plantas medicinais da América do Sul e agricultura de baixa emissão de carbono.

A nutricionista e diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Stolarski, explicou que 70 escolas participam do Projeto Educando com a Horta Escolar e Gastronomia no Paraná.

“A publicação é resultado da parceria bem sucedida para a promoção da alimentação saudável. Os técnicos da Emater prestam orientações técnicas sobre a implantação de hortas e preservação do meio ambiente nas escolas do projeto”, disse Márcia.

Serão distribuídos 5 mil exemplares do livro aos professores do ensino fundamental e para voluntários da Pastoral da Criança.

Hedeson Alves/Agência Estadual

Serão distribuídos 5 mil exemplares do livro

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.