em

Empresa valoriza inclusão de mão de obra feminina

A empresa Continental está realizando neste mês de novembro a segunda edição de seu programa Conti com Agente. Através de um processo seletivo, acadêmicas de instituições de ensino em cursos relacionados ao processo produtivo da multinacional podem se inscrever para participar de um dia de imersão. O programa é voltado especificamente ao público feminino, e tem como principais objetivos a inclusão de mulheres em setores do mercado de trabalho que ainda são predominantemente masculinos. É o caso do ramo de autopeças.

Edicleia Viana está há 12 anos na Continental, chegou como estagiária e atualmente é business partner. Ela explica que o programa faz parte de uma série de outros que procuram valorizar a competência dos profissionais. Nesse caso, em específico, a multinacional tem como meta ampliar ao máximo o número de mulheres nas equipes presentes em 61 países, e não só na linha de produção, mas também nos cargos de gerência. “É uma diretriz da Alemanha incluir mais mulheres em cargos executivos. Para isso, realizamos a seleção de acadêmicas que passam um dia com uma de nossas agentes, que apresenta um pouco de sua rotina”, explica. Em média, as mulheres são apenas 19% da empresa. Na unidade de Ponta Grossa são cerca de 200 mulheres em um total de quase mil colaboradores. Nessa sexta-feira (9), quatro acadêmicas participaram da visita à unidade.

Vanessa Corso é uma das agentes que recepcionou estudante nesta semana. Supervisora de vendas, ela demonstra orgulho em trabalhar em uma empresa que coloca o know-how acima do fato de ser mulher. “É muito bom ter a oportunidade de mostrar às acadêmicas que elas não precisam ficar só no setor produtivo. Gostaria de ter tido essa experiência na idade delas. Estive em outras empresas que não tinham essa visão, mas aqui a competência profissional tem mais valor que o gênero”, explica

 

Além da produção

Nicole Caroline Barbosa da Rosa, de 21 anos, veio representando a UTFPR. Ela cursa o 5º período de engenharia mecânica, soube do programa através das redes sociais e se inscreveu naquilo que considera uma excelente oportunidade. “Fiz visita a outras três empresas antes dessa, mas nenhuma delas propôs esse tipo de imersão. Infelizmente, no ambiente acadêmico nem sempre temos esse tipo de incentivo. Entrei no curso sem me imaginar em um cargo que de gerência. É algo que só comecei a pensar recentemente”, comenta ela, uma das seis mulheres que integram uma turma com 44 homens.

 

Atenção aos profissionais

Além de Nicole, também estiveram na unidade nesta sexta-feira as acadêmicas Ruchula Taís Rodrigues (Unopar – administração), Cristiane Carvalho da Cruz (Unicesumar – tecnólogo gestão ambiental) e Janaína Eckermann (Fateb – engenharia civil e engenharia de segurança no trabalho). Cada uma delas esteve com uma diferente colaboradora da unidade.

Além do programa Conti com Agente, que também permite recrutar novas colaboradas, a Continental investe em programas permanentes de valorização de seus profissionais. Oferece contratos de meio período para dar maior felixibilidade de tempo ao funcionário, seis meses de licença maternidade, períodos sabáticos durante os quais o colaborador se ausenta por um mês a um ano, enquanto continua a usufruir de vale-alimentação e plano de saúde, além de intercâmbio entre as demais unidades, inclusive entre diferentes países.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.