em

Economia de combustível: veja o que pode diminuir o consumo

 

Divulgação

 

Quando o assunto é preço dos combustíveis, torna-se consenso que essa despesa rotineira impacta o orçamento das famílias brasileiras. No entanto, existem algumas medidas que qualquer motorista pode adotar para evitar o consumo excessivo de combustível de um veículo, seja movido a gasolina, álcool ou diesel.

Veja algumas ações simples para adotar no dia a dia para reduzir o consumo de combustível de seu carro e economizar mais na bomba dos postos.


Pneus e rodas

É possível economizar cerca de 20% de combustível apenas dando atenção especial ao estado de conservação e calibragem dos pneus, assim como a alinhamento e balanceamento das rodas.

Caso seja a hora de substituir seus pneus, procure opçõesdisponíveis no mercado que priorizam tecnologias de redução de consumo. Pneus deformados, seja por desgaste ou mesmo pelo alinhamento inadequado das rodas, forçam o motor a se esforçar mais e consequentemente gastar mais combustível do que o normal.

Para evitar esse consumo excessivo, é muito importante calibrar os pneus a cada 15 dias, de acordo com as especificações do manual do veículo. Para impedir o desgaste irregular das bandas de rodagem, agende o rodízio dos pneus e o alinhamento das rodas entre 5 mil km e 10 mil km rodados em situações normais.


Durante a direção

A menos que seja imprescindível, livre o porta-malas ou a caçamba de todo peso em excesso. Quanto mais pesado estiver o veículo, mais esforço será feito pelo motor para a rodagem.

A resistência do ar é outro fator que “amarra” o carro e pede mais do motor. Quando viajar ou alcançar altas velocidades, acima dos 60 km/h, feche todos os vidros do veículo para diminuir o atrito da carroceria com o vento.

Evitar aceleradas desnecessárias também reduz a quantidade de combustível que o motor consome. Ande tranquilamente e evite parar e arrancar com frequência no trânsito.

A velocidade é outro requisito diretamente ligado ao consumo: acima dos 100 km/h, o veículo gasta cerca de 20% a mais para alimentar o motor. Quanto menor a velocidade e mais constante ela for, melhor para seu bolso (e também para sua segurança).


Equipamentos e manutenção

Um dos itens que ajudam a baixar o ponteiro do tanque é o ar-condicionado. Ligue-o somente quando necessário, e feche bens as janelas para manter a temperatura interna do carro estável.

Caso não estejam em uso, remova acessórios como racks e bagageiros de teto, que também aumentam a resistência entre o ar e o veículo. Acessórios estéticos como aerofólios também prejudicam a aerodinâmica do veículo quando estão em alta velocidade.

Mantenha as manutenções periódicas do seu carro sempre em dia. Mangueiras, correias e velas merecem atenção especial, assim como a troca de filtros e a limpeza dos bicos injetores.


De olho na bomba

Desconfie de postos de gasolinas com preços muito atrativos e inferiores à concorrência. Procure abastecer sempre em um mesmo posto de sua confiança, e fique atento às suas certificações de qualidade, lacres e mostradores das bombas.

Combustível adulterado pode prejudicar componentes mecânicos do motor e da injeção, gerando transtornos e prejuízos ainda maiores do que o suposto desconto no litro do combustível.

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.